Faleceu nesta segunda-feira, 29 de outubro, em Cuiabá, no Mato Grosso, aos 94 anos, o ex-vice-prefeito de Telêmaco Borba, Mário Albuquerque Correia Gondim.  A notícia foi comunicada pela filha Sonia Werneck Gondim. O velório e o sepultamento deverão ocorrer naquela cidade.

Mário foi o primeiro vice-prefeito na história do Município e desempenhou o cargo político nos anos de 1964 a 1968, na gestão do prefeito Péricles Pacheco da Silva.

História - Entre os anos de 1960 até 1964, ocorreram discussões a favor da emancipação da Cidade Nova de seu município de origem, Tibagi. Mas, somente em 21 de março de 1964 o procedimento foi sancionado pelo então governador Ney Aminthas de Barros Braga. Essa lei deu origem então ao município de Telêmaco Borba, tendo como prefeito Péricles Pacheco da Silva e vice Mário Gondim.

O ex-vereador e amigo da família, Dr. Frederico Mercer Guimarães, lamentou a perda de tão importante pessoa na vida pública e social de Telêmaco Borba.

Nas redes sociais, Dr. Frederico prestou uma homenagem ao amigo:

“Perdemos hoje um de nossos pioneiros: Mário Albuquerque Correia Gondim. Seu falecimento foi em Cuiabá, estava morando e sendo cuidado por sua filha Sônia. Seu Mário veio para Cidade Nova, na década de cinquenta, do Rio de Janeiro, para gerenciar as empresas do Dr. Horácio Klabin. Em nossa cidade, participou e ajudou as entidades sociais, da vida pública, sendo Vice-Prefeito, depois concorreu ao cargo de Prefeito, recebendo expressiva votação, porém, não foi vitorioso. Fez um grande número de amigos em nossa cidade, desde o mais humilde até o mais graduado. Nos deixou com mais de 90 anos”.

De acordo com a filha Sonia, que cuidou do pai nos últimos anos, afirmou que sua partida foi serena. “Partiu como um guerreiro que soube ter lutado muito, sempre com muito amor”, orgulha-se. Além de Sônia, Mário Gondim, deixa também a filha Elza.

A Administração Municipal de Telêmaco Borba, na pessoa do prefeito Dr. Marcio Matos, rende as sinceras condolências à família enlutada e agradece em nome dos munícipes os relevantes serviços prestados ao longo da vida pública de Mário Gondim que contribuiram no desenvolvimento de Telêmaco Borba.

Foto (arquivo da família) – Mário Gondim, primeiro vice-prefeito de Telêmaco Borba, ao lado dos familiares em Cuiabá onde residiu até a sua morte.