A Klabin promoveu, na Vila Lagoa, em Telêmaco Borba, o 1º Seminário de Construção e Manutenção de Estradas Rurais, destinado às equipes responsáveis por obras de infraestrutura de 12 prefeituras da região dos Campos Gerais.

O evento, realizado nos dias 14 e 15 de agosto, levou aos secretários de obras e técnicos, as melhores práticas de construção e manutenção de estradas rurais, um importante ativo da companhia e dos municípios que têm economias voltadas à agricultura. Somente em 2017, a Klabin construiu 500 quilômetros de estradas para a logística de abastecimento florestal de suas duas fábricas no Paraná, e que também beneficiam a população.

As aulas foram ministradas por profissionais da consultoria Malinovski Florestal, especializada em excelência das operações florestais, e tiveram uma programação que incluiu teoria e atividades práticas realizadas em campo. Os módulos abordaram temas como planejamento, preparo, revestimento, drenagem e manutenção das estradas rurais. “Sabemos que os municípios da região possuem essa demanda para manutenção das estradas rurais, por isso, esse evento buscou compartilhar a experiência da Klabin nessa área”, contou o Gerente de Logística Florestal da Klabin, Darlon Orlamunder de Souza.

Para o prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda, o curso trouxe uma nova visibilidade do que os gestores municipais podem fazer. "A cidade vai se beneficiar em muito com o que foi mostrado. Agora tenho a real noção do que pode ser feito nas estradas e minha equipe poderá empregar todo esse conhecimento. Foi um curso muito explicativo e esperamos ter mais no futuro".

“Consegui aprender mais com esse curso e vamos disseminar o que foi passado. Temos áreas indígenas e assentamentos que dependem das estradas rurais, com certeza iremos aplicar a teoria para a prática em nosso município”, comentou Laercio Pereira Correia, vice-prefeito de São Jerônimo da Serra.

O operador de motoniveladora Edson de Lima Rodrigues, da prefeitura de Imbaú, acredita estar mais capacitado após o seminário. “Aprendi muita coisa diferente, que não imaginava como funcionava. Vou fazer meu trabalho de uma forma mais aprimorada e passarei esse conhecimento aos meus colegas de trabalho”, acrescentou.

“A qualificação dos funcionários municipais que atuam na construção e manutenção de estradas rurais é uma forma de promovermos o desenvolvimento regional, impactando diretamente na melhoria da qualidade de vida, da logística e da segurança dos moradores”, explicou o gerente de Relações com a Comunidade, Meio Ambiente e Certificação Florestal da Klabin, Uilson Paiva. “Isso está em linha com nossa Política de Sustentabilidade e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU”.

Participaram do seminário funcionários das prefeituras de Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Tibagi, Telêmaco Borba, Imbaú, Jaguariaíva, Curiúva, Ventania, Sengés, São Jerônimo da Serra, Cândido de Abreu e Reserva.

Fonte: Assessoria da Klabin