Prévia em Telêmaco Borba aponta 73.331 habitantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que prorrogou novamente a coleta em campo do Censo Demográfico 2022 no município de Telêmaco Borba. Com o novo prazo, a pessoa que não respondeu ao censo poderá fazê-lo até o dia 31 de janeiro.

Os recenseadores do IBGE estão retornando nos endereços que não encontraram morador no intuito de obter os dados necessários.

Aquele que não respondeu ao censo poderá ligar ou enviar mensagem para o celular/WhatsApp (42) 99962-9497. O horário de atendimento é das 13h até às 17 horas.

Na prévia da população calculada com base nos resultados do Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro de 2022, Telêmaco Borba apresenta a população de 73.331 habitantes.

O prefeito Dr. Marcio Matos espera a divulgação oficial dos números do IBGE para fazer uma avaliação a respeito dos impactos que isso irá trazer para o município.

CENSO NO BRASIL

O IBGE divulgou no dia 28/12/2022 a prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro, que mostra que o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes este ano.

A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.

IBGE adotou modelo estatístico para gerar a prévia da população

O Instituto estudou propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais. Após análises, a equipe do IBGE concluiu que o melhor modelo é o que utiliza os dados do Censo 2022 nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios. "A missão do IBGE é retratar a realidade. Com a discussão das propostas, escolhemos a que chega o mais próximo possível da realidade populacional nos domicílios do país", explica o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte.

As informações divulgadas foram entregues dia 28/12 ao TCU para fins de cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes. A tabela com a prévia da população para cada município será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.). A nota metodológica e as estimativas das populações para os 5.570 municípios brasileiros e para as 27 unidades da federação podem ser consultadas aqui.