PROFISSIONAIS SANITARISTAS

São os profissionais que trabalham diretamente ligados à saúde pública, dentre estes profissionais tem se: engenheiro sanitarista, engenheiro ambiental, médico sanitarista, inspetor de saúde ou inspetor sanitarista. Os profissionais mencionados geralmente estão ligados à área da saúde e/ou ambiental onde trabalham para minimizar os riscos com a saúde pública do cidadão, seja ele: pessoa física ou jurídica, trabalhadores de áreas insalubres ou não.
O engenheiro sanitarista e ambiental é um profissional capaz buscar respostas para os problemas ambientais locais, regionais e nacionais, objetivando promover a qualidade de vida e qualidade ambiental. O profissional em Engenharia Sanitária Ambiental tem características não convencionais no campo da Engenharia, pois, através de sua atuação, desenvolve ações de diagnóstico e caracterização do Meio Ambiente, monitoramento e controle da qualidade ambiental, da recuperação do Meio Ambiente e de ações visando a preservar o meio ambiente como um todo.
Áreas de Atuação do engenheiro sanitarista: Captação, tratamento e distribuição de água; gestão coleta e tratamento de efluentes líquidos e atmosféricos; coleta e tratamento de resíduos sólidos, urbanos e industriais; operação de sistemas de tratamento de águas de efluentes; avaliação de impactos ambientais; planejamento de recursos hídricos; manejo de bacias hidrográficas; drenagem urbana e rural; educação ambiental e controle da qualidade ambiental. Médico em saúde pública ou médico-sanitarista ou sanitarista com formação médica é o profissional com condições de colaborar na consecução dos objetivos propostos na definição de Saúde Pública, utilizando os conhecimentos conjugados de medicina e saúde pública, quer em nível local, regional ou central.
A Secretaria da Saúde tem necessidade de médicos-sanitaristas que possam atuar em qualquer destes três níveis; e é interessante notar-se que, à medida que o médico-sanitarista passa a atuar em nível superior, a ênfase na mudança é muito mais em termos de responsabilidade funcional e administrativa do que técnica. O
O inspetor de Saúde ou inspetor Sanitarista incorpora todas as ações acima citadas e trabalha em conjunto com os profissionais já mencionados procurando num contexto geral minimizar riscos à saúde pública da população em geral de sua região de abrangência de atuação. O inspetor só não pode aplicar penalidade como multa, por exemplo; sendo que esta autonomia é concedida à autoridade hierarquicamente superior, entretanto, os demais procedimentos são facultados a este profissional.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE TELÊMACO BORBA
PARABELIZA TODOS OS PROFISSIONAIS SANITARISTAS