Homenagens aos artesãos e as mães foram os pontos altos da comemoração dos 13 anos da Casa do Artesão de Telêmaco Borba.

Um evento especial, promovido pela Prefeitura, por meio da Assessoria Especial da Indústria Artesanal, Comércio e Turismo, foi realizado nesta quarta-feira, 7 de maio, nas dependências da Casa para marcar a data, com atrações artístico-culturais e a presença de aproximadamente 150 pessoas.
O prefeito Luiz Carlos Gibson e o vice pastor Dã Cortez enalteceram a Casa do Artesão como um espaço para divulgar o artesanato e a própria história de Telêmaco Borba, pois o local recebe visita de pessoas de diversas partes do Brasil e até de outros países e ficam encantados com o que veem.
Para o secretário Altamir Ramos, a Administração Municipal sempre estará voltada ao desenvolvimento no município, enaltecendo o artesanato e o turismo como uma grande oportunidade de geração de emprego e renda.
Heber Diniz, assessor especial da Assessoria Especial da Indústria Artesanal, Comércio e Turismo, disse sobre o desafio de estar à frente de um trabalho tão interessante e como o caso da fita tusa que tem sido um sucesso.
"Logo no primeiro ano, em 2013, pudemos, pela atenção do prefeito Gibson, revitalizar este local e motivar os artesãos a produzir, expor e comercializar sua arte, isso para nós é muito importante", alega Heber.
A vereadora Fátima Ribeiro acompanha e apoia o trabalho dos artesãos. Ela recordou que no início, antes de haver este espaço, nas campanhas de Doação de Sangue feitas pelo Hemepar em parceria com o programa de Rádio, oferecia o espaço para que expusessem sua arte.
A presidente da APROART - – Associação Pró-Arte Telemacoborbense, Maria Regina Leite, está na Casa do Artesão desde sua fundação, como instrutora e artesã.
"Este lugar é realmente a minha casa e de todos os artesãos, como deve ser a casa dos nossos telemacoborbenses e de todas as pessoas que vêm nos visitar, é um orgulho para nós comemorarmos este aniversário da Casa do Artesão", expressou a professora Regina.
AÇÕES QUE PROMOVEM O ARTESANATO
A Casa do Artesão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e apoio da empresa Klabin desenvolve um trabalho de aproximação das crianças da rede municipal de ensino com o artesanato telemacoborbense. O contato direto com as técnicas das artes aplicadas nas peças expostas na casa do artesão, confeccionadas por artesãos locais.
A implantação do trabalho, de inserção cultural e estímulo às técnicas artesanais, se resume basicamente da seguinte forma:

A Klabin cedeu às sacolas, as crianças a customizam, a princípio com desenho e pintura, e a casa do artesão partilha este trabalho com seus clientes. Ou seja, cada cliente da casa compra o artesanato, obra de um artesão telemacoborbense e leva junto à arte das crianças.
ATRAÇÕES
Um vídeo foi produzido com depoimentos de artesãos mostrando seus trabalhos.
Na cultura, o Ballet Neo Clássico, interpretado pela bailarina Luana Budske e a dança espanhola, pela professora da Escola de Dança Petite Ballerina, Camila Castellon abrilhantaram o evento e ganharam aplausos.
Outro momento especial foi a interpretação da cantora gospel Marcelly Bueno, que mesmo com sua tenra idade, apresentou as canções "Espírito Santo" e "Deus Lutador".
HISTÓRICO
A Casa do Artesão, fundada em 1º de maio de 2001, é um destacável ponto turístico, com 800 metros quadrados de construção imponente, onde o rústico entra em harmonia com o moderno.
Encanta pela beleza de sua arquitetura interna, prevalecendo à madeira de eucalipto. Localizada no centro da cidade, onde são expostos e vendidos produtos artesanais do município como: trabalhos manuais, artes plásticas e peças típicas da região. Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 18h, os dois primeiros sábados do mês: das 9h às 16h, e os demais sábados das 9h às 12h.
Em 2013, pela atual Administração, Luiz Carlos Gibson, passou por completa revitalização.
IMAGEM
Prefeito Luiz Carlos Gibson, vice-prefeito pastor Dã Cortez juntamente com Heber Diniz, assessor especial da Indústria Artesanal, Comércio e Turismo em companhia de outras autoridades na comemoração dos 13 anos da Casa do Artesão.
Fonte: www.telemacoborba.pr.gov.br