A destinação correta do lixo eletrônico é o principal objetivo da "Campanha de Coleta Lixo Eletrônico" que será realizada no sábado (24) de maio no Ginásio de Esportes Heitor de Alencar Furtado (Furtadão), das 9 às 17 horas.
A ação é da ONG E-Lixo (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos) e tem o apoio da Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio das secretárias de Obras e Planejamento e da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (Acitel).
Durante todo o dia, a comunidade poderá deixar aparelhos e equipamentos de informática obsoletos ou quebrados que não têm mais serventia.
Aparelhos de DVD, fax, de som, aparelhos e controles de videogame, aquecedores, ar condicionado, máquina de lavar, bateria de celular, cabos, caixas de som, carregadores, cd room, celular, centrais telefônicas, chapinhas, computadores, placa mãe, placa de computador, ferro de passar, conectores, copiadoras, CPY, disco rígido/HD, estabilizadores, fios, fontes, impressoras, máquinas fotográficas, memórias, modem, monitor CRT, monitor LCD, mouse, no breaks, notebooks, pen drive e similares funcionando ou não são considerados "lixo eletrônico" devem ser descartados da maneira correta para evitar danos ao meio ambiente.
Atualmente o lixo eletrônico é um dos maiores problemas ambientais e sociais do mundo. A substituição de equipamentos em maior freqüência, por conta da inovação tecnológica gera uma grande quantidade de material que não utilizado e sem destinação adequada acaba junto ao lixo comum.
A preocupação, de acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos Deni Walter Gibson, é que muitos equipamentos eletroeletrônicos têm em sua composição metais pesados que contaminam o meio ambiente e trazem riscos à saúde.
O secretário relata que a Prefeitura é procurada por particulares e pequenos comerciantes solicitando local para descartes desses equipamentos. "Como nós não temos um local apropriado e nem estrutura para o recolhimento, a campanha vai contribuir para que a comunidade possa descartar esses aparelhos e equipamentos", acrescenta.
Não serão coletados tubos (vidros) de monitores, de televisões e CRT que foram desmontados.
As dúvidas podem ser esclarecidas na Divisão de Meio Ambiente pelo telefone 3904-1583.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba