O Fundo de Previdência Municipal dos Servidores Públicos do Município de Telêmaco Borba (FUNPREV), realizou entre os dias 21 a 23 de agosto o curso preparatório para certificação dos profissionais que atuam como dirigentes da unidade gestora do RPPS, ou responsável pela gestão dos recursos ou dos membros dos conselhos deliberativo e fiscal e do comitê de investimentos.

O curso atende uma exigência normativa autorizado pela SEPREV, através de manual, vide portaria SEPRT/ME 9.907 de 2020.  A Certificação Profissional é exigência normativa instituída pela SEPREV, como condição para ingresso ou permanência nas respectivas funções do RPPS.

Durante o curso foram estudadas diversas matérias previdenciárias, como seguridade social, plano de benefícios, plano de custeio, gestão atuarial, gestão de investimentos, gestão contábil, compensação previdenciária, responsabilidade fiscal, governança, planejamento, controle interno e externo, certificação institucional, compliance e ética, administração pública, legislação específica, dentre inúmeros outros, motivo pelo qual o evento se revela uma oportunidade de agregação de conhecimentos sobre a Previdência municipal em Telêmaco Borba.

De acordo com o superintendente do FUNPREV, Flávio Simão dos Santos: “a realização do curso é uma forma de preparar os dirigentes, gestores e membros do RPPS para obtenção da certificação profissional. Está oportunidade de capacitação e profissionalização de servidores efetivos concursados é um incentivo, que a Administração Dr. Marcio e  Rita, junto com a Gestão do FUNPREV,  estão oferecendo, para que todos os profissionais possam ter plena condição para conquistar o certificado, isto representa melhoria significativa na qualidade de gestão do RPPS e considerando a qualidade do curso, e a performance dos instrutores, contratados, em breve teremos profissionais certificados a frente da gestão do FUNPREV”, destacou.