No dia 29 de março, o Campus IFPR Telêmaco Borba completou 9 anos de atividades. E para comemorar a data especial, estudantes, servidores, funcionários terceirizados e egressos se reuniram para algumas atividades realizadas ao longo do dia.

Um café coletivo com os servidores deu início às comemorações de aniversário. Esteve presente, além dos servidores, o Reitor Pró tempore Odacir Antônio Zanatta, que também participou das festividades do período da manhã.

A primeira atividade com os estudantes foi realizada ainda pela manhã, na quadra esportiva do campus, quando compuseram a mesa de abertura o Reitor Pró tempore, Odacir Antônio Zanatta; a Diretora-geral Karina Mello Bonilaure; a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Katrym Aline Bordinhão dos Santos; o Diretor de Planejamento e Administração, Rubens Felipe Ribeiro, e a aluna representante do Grêmio Estudantil, Jayne Gabriela da Luz Trojan.

Todos os alunos e servidores foram presenteados com as agendas de 2019, que anualmente são oferecidas pela Reitoria para todos os campi.

Como parte das festividades, um abraço coletivo foi dado ao entorno do bloco didático, que simbolizou o amor e o carinho pela instituição que tanto nos acolhe, e a nossa luta pela paz, contra todo o tipo de preconceito, de bullyng e de violência. Esta atividade foi realizada de manhã e à tarde, tendo sido gravada com o auxílio de um drone durante o abraço.

O dia também contou com apresentações de dança e de música, preparadas por estudantes do campus.

Um letreiro gigante com a frase “Eu amo IFPR” foi disponibilizado para que todos registrassem em fotos seu amor pela instituição. Da mesma forma, o mural “deixe aqui o seu recado” ficou repleto de bilhetinhos deixados pelos estudantes.

Ainda neste dia festivo, ocorreu a aula inaugural da terceira turma do curso de Especialização em Ensino de Ciência e Tecnologia, em que recepcionaram os novos estudantes a Diretora-Geral, Karina, Mello Bonilaure, o professor Rafael Augusto Michelato, que até então coordenava a especialização, e o novo coordenador do curso, professor Vanderlei Antônio Stefanuto.

Somos gratos pela participação de todos nesta data tão especial!

Nossos agradecimentos aos estudantes: Beatriz, Júlia, Angelis, Ágata, João, Ingrity, Paulo, João, Fernando, Rafael, Patrício e Emanuel, que abrilhantaram o aniversário do Campus Telêmaco Borba com suas apresentações; às alunas Jayne, Marcelly e Stefany, que falaram em nome dos estudantes da manhã, tarde, e noite, respectivamente e às empresas Sachs Decor e I7 Formaturas pela disponibilidade de emprestar material decorativo. Agradecemos, ainda, à Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, que disponibilizou um drone para registrar este momento especial.

Histórico

O Campus de Telêmaco Borba iniciou suas atividades no dia 29 de março de 2010, oferecendo cursos que buscam atender às demandas produtivas visando o desenvolvimento local e regional, e também favorecer a transformação da realidade social da região.

Quanto à infraestrutura, inicialmente o Campus dispunha apenas do Bloco Didático, que atualmente oferece salas de aula, laboratórios de física, biologia, química e informática, além de um laboratório de música. Ainda abriga a seção pedagógica e de assuntos estudantis com equipe multidisciplinar (pedagogas, psicóloga, técnicas em assuntos educacionais, assistente social, intérprete de libras e assistentes de alunos), Sala de Reuniões/NAPNE e lanchonete.

No dia 22 de março de 2013 foi inaugurado o Bloco Didático de Laboratórios de Ensino. Esse espaço está sendo utilizado como laboratórios de mecânica, eletromecânica, automação industrial, eletrônica, informática industrial, metrologia, manutenção de computadores e redes, marcenaria e fabricação de instrumentos musicais.

A obra de construção do Bloco Administrativo teve início em 2013, e o espaço foi inaugurado no dia 10 de maio de 2016. O Bloco Administrativo acomoda a biblioteca, secretaria acadêmica, sala de educação física, estúdio de artes, sala de professores, setor administrativo, direção de ensino [coordenação de ensino, coordenação de pesquisa e extensão, seção de inovação e empreendedorismo, coordenação do NUTEAD (Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância), e Seção de Estágios e Relações Comunitárias], sala de coordenadores, gestão de pessoas, espaço de convivência, gabinete e direção geral, além de um auditório com capacidade para mais de 200 pessoas e ainda 2 salas de aula.

Para o futuro, novas obras já estão previstas para a expansão das vagas.

Através do Campus Telêmaco Borba, o IFPR reafirma a sua função social de oferta de vagas públicas, gratuitas e de qualidade. É um grande salto para a qualidade de ensino, no âmbito Educação Profissional. Uma grande conquista dos estudantes do Campus e de toda a comunidade telemacoborbense.

Fonte - telemaco.ifpr.edu.br