O prefeito Dr. Marcio Matos, a vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo acompanhados da secretária municipal de Educação, professora Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, inauguraram na última sexta-feira, 15 de dezembro, o CMEI Maria Mazzetti, no bairro Alto das Oliveiras.

Ao entregar a obra a população, o prefeito Dr. Marcio destacou a importância de se investir em educação. “Com grande alegria entregamos essa obra que irá beneficiar centenas de crianças com educação de qualidade. Alunos que recebem uniforme, alimentação, somados a um trabalho feito pelas professoras com muito amor e carinho. É assim que estamos tornando Telêmaco Borba uma cidade melhor de se viver”.

O projeto para a construção do CMEI Maria Mazzetti começou em 2009, com a desapropriação dos terrenos, realizada no primeiro mandato do prefeito Dr. Eros Danilo Araújo, seguido pela inscrição junto ao Governo Federal no Programa Proinfância PAC 2, em seu segundo mandato.

O ex-prefeito Dr. Eros esteve presente na solenidade. “Quero agradecer a cada um de vocês que um dia acreditaram que a mudança é saudável e nos faz crescer. Eu acredito na escola, nos professores, nos trabalhadores em educação que põe as coisas para andar. A escola que instrui onde a criança deve andar e cumprir as leis.  Parabéns Dr. Márcio pela coragem de fazer acontecer”, disse Araújo.

A vice-prefeita Rita Araújo, que responde pela Assistência Social do Município, afirmou que essa é uma das muitas obras relevantes que serão inauguradas pela Administração do prefeito Dr. Marcio. “É mais um espaço de aprendizado para as nossas crianças e a educação deve ser tratada mesmo como prioridade. Se investirmos em educação certamente gastaremos menos em segurança. Que possamos desenvolver nossa cidade com ações que promovam a educação, a saúde, o bem-estar a e paz”, finalizou Rita.

O investimento para construção do CMEI ficou em torno de R$ 2 milhões e atenderá cerca de 112 crianças do bairro Alto das Oliveiras e adjacências em período integral.

A secretária de Educação, professora Rosimeyre, valorizou o esforça da Administração em concluir a obra e pô-la em funcionamento. “Hoje a palavra de ordem é alegria e gratidão. É isso que Maria Mazzetti representa para nós. Fizemos todo projeto para fechamento e conclusão dessa obra e assim podermos inaugurar adequadamente. Uso uma frase de Paulo Freire: 'Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoasPessoas transformam o mundo'”.

O presidente da Câmara, vereador Mauricio de Castro, salientou que o melhor investimento a ser feito é na educação das crianças. “Pensar na criança é pensar no futuro. Dar atenção as crianças é ter dias melhore, é ter esperança e vencer as adversidades, isso tudo fruto de um trabalho conjunto, pois juntos podemos fazer muito mais e melhor”, frisou.

A benção ecumênica foi ministrada pelo padre Marcos Vinicius Teixeira Borges e o pastor Samuel Azevedo dos Santos.

Histórico de Maria Mazzetti

Maria Mazzetti, escritora da literatura brasileira, que tem como característica uma escrita estruturada em uma linguagem brincante, alegre, risível e, ao mesmo tempo, instigadora de uma profunda reflexão.

Nasceu em 5 de dezembro de 1926, no Rio de Janeiro, RJ. Foi professora primária e técnica em educação. Participou da Rádio-Escola (Rádio Roquette Pinto), chefiou o setor de Teatro Infantil, da Seção de Bibliotecas e Auditórios - Divisão de Educação Primária Fundamental (Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Guanabara) e dirigiu o Teatro Gibi (teatros de bonecos) desse mesmo setor.

Mazzetti foi a primeira a escrever para crianças bem pequenas numa linguagem doce e coloquial que caracteriza seu texto cheio de graça e encantamento. Fala de coisas simples que as crianças vivenciam, para tocar em problemas também comum a todas elas.

Faleceu no Rio de Janeiro em 9 de janeiro de 1974.

Foto – Vista aérea do CMEI Maria Mazzetti inaugurado no dia 15/12/2017 pela Administração do Prefeito Dr. Marcio Matos e que atenderá aproximadamente 112 crianças em período integral.