As professoras do 4º e 5º ano das escolas municipais participaram da Formação Continuada em matemática. A Oficina foi realizada em quatro encontros, em fevereiro (22 e 23) e março (7 e 8) no Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil.

A ação foi uma parceria entre o Instituo Federal do Paraná Campus de Telêmaco Borba (IFPR) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).

A formação de matemática foi elaborada com base na pesquisa com os professores das escolas municipais e no Referencial Curricular de Telêmaco Borba, com objetivo de fortalecer a prática em sala de aula com métodos e recursos práticos, no intuito de facilitar o ensino dos objetos de conhecimento de multiplicação e fração.

A Oficina foi planejada pelo grupo de Pesquisa em Formação Matemática da IFPR juntamente com a SME, desde novembro do ano passado.

As professoras demonstraram interesse pelo material e objeto de conhecimento da Formação, avaliaram positivamente a formação, relatando que os materiais são de fácil manipulação e aplicáveis em sua prática de sala de aula, e de suma importância para o avanço estudantil.

Esta foi a primeira fase da formação que continuará com a segunda fase em meados de abril. A disciplina de matemática é importante na construção do raciocínio lógico e espacial dos estudantes, e as capacitações são necessárias e o uso de metodologias ativas e recursos favorecem este ensino.