O Conselho Municipal de Educação (CME) reuniu-se no dia 31 de agosto, no miniauditório da Secretaria Municipal de Educação, para reunião ordinária.

Os assuntos tratados no encontro foram: abertura da Sessão; apresentação da Pauta; leitura da Ata anterior; informes; apresentação do Programa Inova Educação; recebimento de Ofícios; encaminhamentos para a IX Conferência Municipal de Educação; participação dos conselheiros nos Encontros da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME; socialização das Câmaras Técnicas da Educação Infantil e Ensino Fundamental; e encerramento da Sessão.

A possibilidade de participação dos conselheiros nos encontros da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação-UNCME, é uma das estratégias previstas nas ações do Conselho com o objetivo de capacitar os representantes dos segmentos para realizarem com mais propriedades as atribuições nesse órgão colegiado da Secretaria Municipal de Educação e acompanhar as principais articulações que estão acontecendo no cenário nacional, no contexto educacional.

Essa estratégia tornou-se uma importante ferramenta de formação para o Conselho. Uma das próximas ações a ser realizada em parceria com o Fórum Municipal de Educação-FME e a Secretaria Municipal de Educação-SME será a IX Conferência Municipal de Educação para Avaliação do Plano Municipal de Educação 2015-2025: Educação de Qualidade da Educação Infantil ao Ensino Superior.

A Conferência acontece a cada dois anos e envolve representantes da rede municipal, estadual, federal (IFPR) e das instituições de ensino superior. Estando prevista para os dias 26 e 27 de setembro.