O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Maio laranja) é no dia 18 de maio. O dia específico é destinado à conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em Telêmaco Borba as ações começam na segunda-feira (13) com a apresentação da Ginástica Artística. A programação segue durante toda a semana e no sábado (18) haverá o encerramento com a II Caminhada Faça Bonito e o Projeto Brincar.

Para o secretário de Assistência Social, Cleverson Silva dos Santos, a semana de atividades tem a importância de sensibilizar a comunidade, educar sobre os sinais de abuso e exploração sexual, promover o diálogo aberto e seguro sobre o tema e fortalecer os mecanismos de proteção às crianças e adolescentes.

O gerente de Responsabilidade Social e de Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva, reforçou a importância de projetos que contribuam para a conscientização. “A Klabin apoia projetos ligados a esporte, música e dança porque acredita em seu poder transformador para o futuro de crianças e adolescentes. Por isso, ficamos muito orgulhosos com a participação da ginástica artística, do Projeto Mudança e do Encantos do Imbaú neste dia tão especial e simbólico", destaca.

Dia 18 de Maio

O Dia 18 de Maio foi criado em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Foi estabelecido o Maio Laranja, com a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, reforçando as ações de combate e conscientização.

É importante que a população participe e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, denuncie.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100.

A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar (190), ou diretamente no Conselho Tutelar, através dos telefones 3127-8301, 3127-8302, 3127-8303, 3127-8304, 3127-8305.

A semana de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes é realizada pela Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Klabin.

Segunda (13)

14h30 – Apresentação Ginástica Artística – Centro de Excelência de Ginástica Artística de Telêmaco Borba

Terça (14)

14h30 – Live de abertura Concurso de desenho Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CCC e Secretaria de Educação https://youtube.com/@assistenciasocialtelemacoborba?si=SplsofkQVb6D-fE7