O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) realizou a reunião ordinária do mês abril na quinta-feira (11) e contou com a presença do secretário municipal de Assistência Social e da vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo.

O processo para a implantação do Centro de Referência de Atenção a Mulher (CRAM) no município, uma demanda do Conselho da Mulher, foi destacado pelo secretário que garantiu que a Secretaria está trabalhando para que isso aconteça. “Estamos buscando a viabilização de um imóvel, e assim que conseguirmos, iniciamos o processo de implantação do serviço”, salientou.

As demandas da Assistência Social e importância dos serviços oferecidos foram destacados pela vice-prefeita Rita. “A Secretaria de Assistência tem uma demanda grande e estou sempre buscando e reivindicando projetos e programas para a Assistência Social”, acrescentou.

Na pauta foram apresentadas as demandas do CMDM e discutidos a criação da Comissão Interna para sensibilização de bares e hotéis em relação à violência contra a mulher e a Comissão Interna para a elaboração do Plano Municipal.

A presidente do CMDM, Bruna Luana Javorski, apresentou o Projeto de Lei para a implantação da Campanha “Maio furta-cor” que trata a conscientização e incentivo da saúde mental materna. “Esse projeto é importante, pois se trata do estado psicológico e emocional da mulher pós-parto”, frisou.

Outra ação, de acordo com Bruna, será o envio de um ofício para a empresa do transporte coletivo Vinsa alertando sobre a Lei que permite que a mulher desça fora do ponto de ônibus durante a noite para que a empresa atenda essa necessidade.

O kit antirretroviral para as mulheres vítimas de violência sexual foi mais uma conquista do CMDM. A conselheira Maiara informou que foi liberado pelo Governo do Estado o kit antirretroviral. “Agora o município já pode oferecer a primeira dose da medicação para as mulheres que forem abusadas”, anunciou.

Durante a reunião foi definida os membros da Comissão Interna para sensibilização de bares e hotéis em relação à violência contra a mulher e definida a reunião da Comissão Interna para a elaboração do Plano Municipal para o próximo dia 17.