Representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) e da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram da Etapa Estadual da Conferência Nacional da Educação (CONAE), na segunda (27) e terça (28) em Curitiba.

O encontro foi na sede estadual da APP-Sindicato e as discussões foram referentes as emendas que contribuirão para a elaboração do novo “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, tema do novo PNE.

O CME participou da organização e da realização da etapa regional que aconteceu no dia 27 de outubro em Telêmaco Borba, juntamente com os demais municípios que compõem o Núcleo Regional de Educação (NRE).

A elaboração seguirá para a etapa nacional e consequentemente o texto irá passar pelo Congresso até ser finalizado. A partir do novo Plano Nacional de Educação (PNE), estados e municípios terão que readequar os seus Planos.

Esse é o objetivo fundamental da participação do Conselho Municipal de Educação nessas etapas da Conferência, pois é o CME o principal responsável em articular a Conferência Municipal e os encaminhamentos para a elaboração do novo Plano Municipal de Educação para os próximos dez anos.