A apresentação e avaliação das ações realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) no “Agosto Lilás” enfrentamento à violência doméstica e familiar, foram feitas na reunião mensal na quinta-feira (14), na sala de reuniões do CRAS Monte Alegre.

A presidente do Conselho, Bruna Luana Souza Javorski, destacou o trabalho realizado durante todo o mês, o engajamento das conselheiras e as parcerias que contribuíram para o sucesso do “Agosto Lilás”. “As ações superaram nossa expectativa conseguimos levar as rodas de conversas a todas as secretarias municipais, a instituições, empresas. Foram realizadas blitzes educativas, repassadas informações em programas de rádios”, resumiu Bruna, acrescentando a importante parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão das Mulheres Advogadas.

O secretário de Assistência Social Cleverson Silva dos Santos acompanhou a reunião e elogiou o trabalho desenvolvido durante o “Agosto Lilás”. “As ações do CMDM viraram espelho para outros Conselhos e Comissões. Foi uma integração que trouxe resultados positivos, pois as atividades envolveram também as mulheres servidoras, que se sentiram acolhidas e lembradas”, enfatizou.

Diversas ideias, baseadas nas experiências do “Agosto Lilás”, foram apresentadas pelas conselheiras. Entre elas a criação de uma rede de acolhimento nas secretarias municipais para atender a demanda interna da Prefeitura e orientar a mulher que for vítima de algum tipo de agressão. A capacitação das conselheiras e também dos órgãos externos (Polícias Civil e Militar) que fazem o primeiro atendimento as mulheres vítimas de violência, a implantação da Delegacia da Mulher e do Centro de Referência Atendimento à Mulher (CRAM).

Outro assunto foi criação do Fundo Municipal do Conselho que permite o recebimento de recursos para o atendimento às vítimas de violência.

O secretário Cleverson se comprometeu em apoiar as ações do Conselho, a contribuir para criação do CRAM e a Delegacia da Mulher.

A secretária executiva do Conselho Flávia Bueno da Luz fez uma explanação sobre a participação de conselheiras na “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, realizada no mês de agosto em Ponta Grossa. Dados técnicos, informações e as experiências positivas realizadas por outros municípios foram repassadas ao grupo.

Para o “Outubro Rosa”, o CMDM definiu que serão discutidas ações em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (SMS).