A roda de conversa na sede da Prefeitura contou com a participação da vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo

As ações do “Agosto Lilás”, entram na reta final. Na última semana do mês de agosto, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) encerra as atividades de enfrentamento à violência doméstica e familiar, na quinta-feira (31).

Na avaliação da presidente do CMDM, Bruna Luana Souza Javorski, a agenda definida em reunião foi além do previsto. “O Agosto Lilás é sucesso. Estamos realizando mais ações do que havíamos planejado, e a comunidade, as escolas, entidades, nos procuraram durante a campanha pedindo que o CMDM fosse até os locais falar sobre o assunto”, relata. Essas solicitações, de acordo com Bruna, foram atendidas e na medida do possível as ações foram ampliadas atingindo um número maior de pessoas, superando o previsto no planejamento da campanha.

Bruna também salienta que o cumprimento das ações programadas está sendo possível, devido ao compromisso das integrantes do Conselho Municipal e da integração e colaboração da Comissão das Mulheres Advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e das técnicas das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde.

De acordo com Bruna, o apoio de todas está sendo fundamental para o sucesso do “Agosto Lilás”. “Essa parceria a partir do compromisso assumido por todas tem resultados positivos. Queria deixar, desde já, o meu agradecimento a todas as conselheiras municipais, a Comissão das Mulheres Advogadas e as servidoras das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, que trabalharam e estão trabalhando para garantir os direitos das mulheres”, ressalta.

Bruna lembra que o CMDM iniciou em junho e já encabeçou uma das campanhas mais importantes para a política de atendimento à mulher, que é o Agosto Lilás. “Me sinto muito feliz em representar um Conselho tão atuante e comprometido. O CMDM está mostrando, através das ações, à que veio”, disse a presidente do Conselho.

A programação do “Agosto Lilás” continua até a quinta-feira (31) com as últimas ações, rodas de conversas e distribuição de fôlderes.

Agosto Lilás

Durante todo o mês foram realizadas rodas de conversas no ambiente interno da Prefeitura, em entidades, com usuárias da assistência social, blitzes educativas para a comunidade, participação em programas de rádio, entrega de fôlderes e orientação sobre as formas de violência e como denunciar.

As rodas de conversas estão sendo feitas em todas as secretarias, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), CRAS, CREAS, CAPS, Academia da Saúde, Projeto Brincar e entidades (APAE/Guarda Mirim/IFPR/Escola Marcelino Nogueira/Hotel Solievo).

São várias formas de buscar ajuda. Pelo telefone 180 (Canal de atendimento à mulher), 190 (Polícia Militar), 3910-1550 (Polícia Civil), nas Unidades Básicas de Saúde e nos serviços de assistência social (CREAS).