Na quinta-feira (20) as servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) participaram de ações alusivas ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio (22 de julho, instituído pela Lei 19.873/2019), em Ponta Grossa.

As servidoras Bruna Luana Souza Javorski (psicóloga, chefe de Divisão de Proteção Social Especial e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), Flávia Bueno da Luz (assistente social, coordenadora do CRAS Monte Alegre e secretária Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e Gabrielle Machado Garollo (assistente social e Coordenadora do CREAS Samuel Klabin) participaram no período da manhã, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de palestra com a promotora de Justiça Mariana Seifert Bazzo, que contextualizou os determinantes históricos, sociais e culturais do feminicídio, bem como, os mecanismos para o seu combate.

Mariana Seifert Bazzo é promotora de justiça do Ministério Público do Paraná desde 2004, atuando junto às Promotorias de Justiça de Infrações Penais contra Crianças, Adolescentes e Idosos de Curitiba. É docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui Mestrado em Estudos sobre Mulheres: Gênero, Cidadania e Desenvolvimento pela Universidade Aberta de Portugal (2018); Pós-graduação em Justiça Europeia dos Direitos do Homem pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (2008); e é doutoranda na Universidade de São Paulo, na área de Direito Econômico, Financeiro e Tributário (2021). É autora do livro “Crimes contra Mulheres – lei Maria da Penha, crimes sexuais e feminicídio” (2019), diretora de projetos do Instituto Justiça de Saia e líder do projeto “Justiceiras” no estado do Paraná.

No período da tarde, as servidoras realizaram visita técnica à Casa da Mulher, oportunidade em que puderam conhecer o espaço físico, a equipe e entender os procedimentos e fluxos de acompanhamento do serviço.

A Casa da Mulher é o serviço de referência no atendimento de mulheres vítimas de violência em Ponta Grossa. É um espaço humanizado destinado a prestar acolhimento, proporcionando atendimento psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos, contribuindo para o fortalecimento da mulher e rompimento do ciclo de violência.

Na ocasião, foi possível visitar também a central da Patrulha Maria da Penha (PMP), que realiza o atendimento/monitoramento de mulheres em situação de violência, que possuem Medidas Protetivas de Urgência emitidas pela Justiça. Órgão se localiza estrategicamente em anexo à Casa da Mulher.

As ações objetivaram, além de integrar as atividades alusivas ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, conhecer experiências que podem contribuir para a definição de Políticas Públicas, visando o aprimoramento na oferta de atendimento para esta demanda no município de Telêmaco Borba.