Uma noite de homenagem e muita emoção. Assim pode ser definida a abertura da Expo Telêmaco 2023, que marcou a inauguração do Centro de Eventos que homenageia Mieceslau Malinowski, o Meteco.

A cerimônia foi acompanhada pelos familiares de Meteco, autoridades, representantes das igrejas católica e protestante, membros do CTG Monte Alegre, servidores públicos e diversas pessoas.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, falou sobre a justa homenagem para Meteco. “Eu conheci o Seu Meteco. Um bom gaúcho, um homem com o poder da transformação. Amava o campo e as máquinas e transformou a nossa cidade, seja como empresário e também criando o CTG Monte Alegre. Estou muito feliz de fazer essa homenagem”, afirmou, relatando a sua emoção no momento, por estar rodeado de pessoas que querem uma cidade melhor, que pensam no futuro, que fazem uma cidade mais humana, que tem Deus no coração.

A filha de Meteco, Walkiria Gomes Malinowski, discursou representando toda a família. Ela não escondeu sua emoção com a homenagem e recordou do seu pai e o amor pelo tradicionalismo gaúcho. “Quero agradecer, em nome da família Malinowski, às autoridades por esse Centro de Eventos, que é ainda maior que um CTG. Nossa cidade tem muitos trabalhadores e eles também precisam de diversão. Que esse seja um local abençoado”, discursou.

O patrão do CTG Monte Alegre, Marcos Kroll, começou seu discurso agradecendo ao prefeito pelo Centro de Eventos, que atenderá os adultos e crianças. Ele foi tomado pela emoção e não conseguiu discursar. Mesmo chorando, ele entregou presentes ao prefeito, vice-prefeita e familiares de Meteco.

A vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo, relembrou de quando Dr. Eros Danilo Araújo, seu esposo, era prefeito e teve de ceder o terreno do antigo CTG Monte Alegre para construção do IFPR. “Na época nós optamos por uma escola de qualidade, que hoje tem mais de mil alunos. Mas hoje, eu tenho o prazer de ser vice-prefeita e devolver esse espaço para o CTG. É um lugar que vamos melhorar ainda mais, criar espaço para ser usado para apresentações artísticas, tradicionais, igrejas”, afirmou.

O presidente da Câmara, José Hamilton Machado, o Miltinho, convidou todos os vereadores presente a virem à frente. Ele destacou que a Câmara trabalha junto com o prefeito, buscando o melhor para a população. “Nós fazemos de tudo para que o Executivo faça obras e eventos como este. Nós recebemos o projeto, analisamos e somos transparentes e responsáveis com o dinheiro público”, destacou.

BENÇÃOS

O pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Padre Primo Hipólito, destacou a alegria de ter um espaço coletivo para comunidade. “Um lugar para ser celebrado, na entrada da cidade, que vê esse lugar de benção e graça. Que todos possam encontrar a graça de Deus nas pessoas. Que seja um lugar de amor, carinho e encontro. Que seja abençoado. Parabéns a todos”, comentou.

O pastor da Assembleia de Deus, Altair de Moraes, representou a comunidade protestante. Ele destacou que o Centro de Eventos é um grande aniversário para os 59 anos de Telêmaco Borba. “Parabéns Dr. Marcio. A sociedade precisa de espaços como estes. Um lugar calmo, amplo para realizar eventos. Que esse seja um espaço para ser usado em prol de Deus”, discursou.