A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba convida toda comunidade para participar da inauguração do Centro de Eventos Mieceslau Malinowski, o “Meteco”, que acontece nesta quarta-feira (15), às 19 horas, juntamente com a abertura da Expo Telêmaco Borba 2023.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, justifica a justa homenagem a Meteco. “Foi um dos pioneiros da cidade. Ele foi fundamental na aquisição do terreno e construção do antigo CTG Monte Alegre, onde hoje está instalado o campus do IFPR. Sem dúvida é uma homenagem merecida por alguém que fez tanto pela cultura e o tradicionalismo em nossa cidade”, afirmou.

Além da inauguração, a festa continua com parque de diversões, exposição, praça de alimentação e também o início dos shows do Palco Maestro Sirinho, com a dupla Wilian e Diego, às 19h40. Às 21 horas está previsto o show com a cantora gospel, Cassiane.

HOMENAGEADO

Mieceslau Malinowski nasceu em 01de setembro de 1925, na cidade de São Luís Gonzaga-RS. Criado na Colônia Polonesa até alistar-se na cavalaria, após retorno do exército, começou a trabalhar com seu tio como agrimensor pela região Sul do Brasil.

Chegou ao Paraná por volta de 1954, e nesse período já havia dois irmãos trabalhando no vilarejo denominado Lagoa. Em visita ao local, foi convidado pelas Indústrias Klabin a trabalhar como administrador florestal.

Em 1957 casou-se com Aparecida Gomes (Cida). Já residindo em Telêmaco Borba tiveram quatro filhos e oito netos. Com seu espírito empreendedor e muito trabalho formou sua empresa no ramo do transporte e máquinas florestais. Recebeu o título de cidadão honorário.

Meteco nunca esqueceu as suas origens. Em rodas de conversas com amigos e simpatizantes das tradições gaúchas fundaram o CTG Monte Alegre. Após a obtenção do local foi o próprio Meteco que ofertou toda a terraplanagem da área para a instalação da sede do CTG. Gostava de um bom churrasco e apreciava muito as tradições gaúchas. Faleceu em 29 de fevereiro de 2000.