O saguão da Rodoviária de Telêmaco Borba se transforma num espaço de orientação e prevenção para o trânsito de 18 a 25 de setembro com a realização da Semana Nacional de Trânsito 2014.
Diversas atividades educativas e preventivas fazem parte da semana. As crianças e a comunidade poderão participar da pista de rolamento com faixa e divisão de pista, sinalizações regulamentares e faixa de pedestre e semáforo. Uma sala de vídeo sobre trânsito também será utilizada como recurso educativo. Teatro de fantoches, exposição de trabalhos de alunos da rede municipal de ensino, blitz educativa e Detran Móvel também fazem parte da ação.
A proposta é trabalhar o tema, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011 /2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre.
O objetivo é desenvolver ações integradas com a Secretaria Municipal de Educação (SME), com orientações das crianças e adolescentes das escolas municipais do 4º e 5º ano sobre a importância de se respeitar as sinalizações de trânsito e principalmente a faixa de pedestres.
O prefeito Luiz Carlos Gibson destacou a importância da Semana para a melhoria no trânsito. "Esse programa tem o compromisso de educar e orientar para que no futuro tenhamos motoristas e pedestres mais conscientes", frisou.
"Um trabalho que dá resultado e desperta nas crianças a cidadania", disse o secretário de Educação Celso Augusto Oliveira.
O secretário Geral de Gabinete, Altamir Ramos, reforçou de uma atividade voltada para a educação no trânsito. "O resultado desse trabalho será percebido a médio e longo prazo. São frutos que vamos colher no futuro", reiterou.
A coordenadora da Semana de Trânsito, Tânia Rocha, agradeceu a participação e empenho de todos que contribuíram para a realização do evento. "Foram meses de preparação para que a Semana acontecesse", completou.
A iniciativa da Divisão de Segurança Pública e Trânsito da Prefeitura (TBTran) em parceria com as secretarias municipais de Educação e Cultura teve a abertura oficial nesta quinta-feira (18) com a presença do prefeito Luiz Carlos Gibson, secretários municipais, Polícia Militar, atiradores do Tiro de Guerra, professores e comunidade.
A organização das atividades pedagógicas está sob a orientação de Tânia Rocha, chefe de Seção de Estacionamento Regulamentado e a supervisão da Secretaria Geral de Gabinete.