As inscrições para a 1ª Descida do Cruzeiro já podem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER). A corrida está programada o domingo (12) a partir das 8 horas.

Para competir o interessado deve se inscrever na categoria Adulto ou Infantil até 13 anos e haverá premiações para o carrinho mais bonito, mais feio, mais moderno, mais clássico e outros.

A Descida também terá a participação de Anderson Nica com o menor carrinho de rolimã do mundo.

São necessários os equipamentos de segurança (capacete/cotoveleira/joelheira/camisa de manga comprida e calça).

As inscrições podem ser feitas na SMCER, no horário de expediente da Prefeitura, das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30. Mais informações pelos telefones 3904-1521 ou 3904-1579.

Veja o Regulamento:

1º Descida  do Cruzeiro  

Art. 1º Do dia, hora e local da prova:

  1. Dia: 12 de NOVEMBRO de 2017
  2. Treino livre: 08h às 09h
  • Início da prova: 09h
  1. Local da prova: DESCIDA DO CRUZEIRO

Art.2º Caberá a Comissão de Organização da Corrida de Rolimã:

  1. Designar a equipe de vistoria (fiscais de largada) dos carrinhos escritos;
  2.  Prover a pista de corrida de todos os meios de segurança para evitar eventuais acidentes;
  • Designar os fiscais de pista e organizar as baterias;
  1. Dar assistência e proteção aos participantes;
  2. Providenciar proteções (que serão usados na pista), os quais serão objetos de segurança e serão recolhidos e levados para a sua origem após o evento.

Art. 3º A participação dos pilotos será dividida em 03 (três) categoria,  MASCULINO ADULTO, FEMININO E INFALTIL  

CRITERIOS DO CARRINHO Carrinho de Madeira ou metal com medidas máximas: 1,5 metros de comprimento, 1 metro de largura e 30 quilos, com rolamentos sem capa plástica, borracha ou outro tipo de cobertura;  obrigatório freio . 

Art. 4º Das inscrições:

  1. Inscrições aberta a partir do dia 06/11 até 10/11/2017

 

Obs: Será feitas inscrições no local também.  Cada piloto deverá ter seu próprio carrinho.  

Art. 5º Da construção dos carrinhos:

  1. Na categoria rolimã, não será permitido roda de patins, skate, carrinho de feira e carrinho de supermercado.
  2. Não necessariamente será obrigatória a presença de encosto.
  • O mínimo de rolamentos encostados no chão será de 03 (três).
  1. Os carrinhos deverão estar isentos de partes perfurantes e/ou cortantes.
  2. Não será permitido correr com objetos soltos no carrinho.Todos os objetos não fixados deverão ser retirados do carrinho.
  3. A construção de carrinhos em seus detalhes deverá ser de modo a oferecer o máximo de segurança ao piloto e demais competidores e expectadores do evento.
  4. É obrigatório a todos os carrinhos ter freios;

 

Parágrafo Único: Somente poderão participar das disputas os carrinhos que observarem rigorosamente as especificações acima. 

Art. 6º Da fiscalização: Caberá a equipe de vistoria (fiscais de largada) julgar as condições de segurança do carrinho para a competição.

I  As baterias serão organizadas mediante sorteio ou classificação. 

  1. Será necessário para dobrar a segurança o uso de capacete fechado, calçado fechado, luvas, proteção para o joelho (sendo a calça comprida obrigatória e a joelheira desejável), proteção para o cotovelo (cotoveleira ou malha de manga comprida). É obrigatório o uso de luva fechada (onde não aparecem os dedos), de preferência a luva de raspa (couro raspado, lixeiro). Correr de bermuda ou calção, mesmo usando joelheira, não será permitido.

III.  Será permitido ao piloto retornar a corrida após uma queda. O piloto tem o direito de reposicionar o carrinho no sentido correto, desde que não use esse artifício para “ganhar terreno”.

  1. Após cada corrida os pilotos deverão colocar o carrinho no veículo designado pela Comissão de Organização, ou retornar pelo trajeto indicado pela Comissão.
  2. É vedada a pilotos e espectadores a circulação pela pista durante as provas. VII. A área do grid de largada só pode ser acessada por pilotos e pela organização, ficando vedado qualquer tipo de reparo, assessoria ou similar nessa área sujeita a eliminação do piloto que não obedecer a esta regra.
  3. O limite máximo de alinhamento do grid de largada é de 03 (três) minutos antes da largada de cada bateria. Nas categorias menores o percurso será reduzido.

VII.  Na chegada, haverá 2 linhas. A 1ª linha conta a classificação do piloto, desde que o carrinho e o piloto tenham passados completamente pela linha. Após a chegada o piloto deverá seguir até a 2ª linha, para estar em posição de segurança e evitar batidas dos corredores que chegam em seguida. O retorno para a largada somente poderá ser feito após a chegada do último piloto da bateria. O não cumprimento dessas regras de segurança implica na desclassificação do piloto na bateria.  

VII.  Cada piloto, ao passar pela 1ª linha de chegada, deverá ter o número visível e se possível, mostrá-lo, facilitando a leitura dos fiscais de chagada. 

 Art. 7º Caberá aos fiscais de pista:

  1. Manter a Comissão de Organização informada sobre os pilotos que tenham sido prejudicados por força do disposto no art. 11º. II.
  2. Manter a Comissão Organizadora informada de acidentes, incidentes e segurança da pista durante as provas. 
  • Manter a Comissão de Organização informada de infrações e infratores.
  1. Orientar os disputantes, acompanhar a realização das provas, manter os espectadores nos lugares pré-fixados.  
  2. Manter a segurança da pista, colocando pneus nos locais com risco de batida, recolhendo objetos da pista e afastando animais da pista.
  3. Auxiliar os pilotos acidentados e acionar a ambulância, quando necessário. 

Art. 8º A Comissão Organizadora do evento não se responsabilizará pelos acidentes de qualquer natureza, que porventura venham ocorrer no transcorrer das provas.  Art. 9º Modalidades dos construtores:

  1. Cada participante pode inscrever-se livremente na divisão de construtores de carrinhos para julgamento. Todos os participantes deverão estar previamente inscritos.  

Art. 10° Da classificação: Será desclassificado o piloto que:

  1. Danificar propositalmente outro carrinho durante as disputas.
  2. Valer-se de recursos ilícitos ou outros meios que venham a prejudicar os demais competidores. Ex: Toque de mão. 
  • Alterar as especificações do seu carrinho após a vistoria.
  1. Receber impulso de terceiros para a movimentação ou maior aceleração do carrinho depois da largada no meio do percurso.
  2. Tentar forçar o alinhamento do carrinho fora de prazo ou condições técnicas de corrida.
  3. Desrespeitar os fiscais de pista ou qualquer membro da Comissão de Organização.
  • Agredir qualquer pessoa durante o evento.
  • Não será permitido carrinho reserva, entretanto, serão permitidas peças sobressalentes desde que não venha a infligir às regras acima descritas.

Art. 11º Serão premiadas as seguintes modalidades:

  1. Com troféu de 1º Lugar por categoria; 1º, 2º e 3º lugares;

 

 

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