A Prefeitura de Telêmaco Borba está oferecendo aos servidores municipais a prática do yoga. O projeto vem sendo desenvolvido deste abril do ano passado e denomina-se: Projeto de Yoga para Servidores Municipais, e conta com apoio da Secretaria Municipal de cultura, Esportes e Recreação (SMCER).

A intenção é disponibilizar aos servidores municipais uma opção para iniciar uma atividade física e buscar uma vida mais saudável, diminuição do estresse e da ansiedade.

Entre os benefícios estão o aumento da flexibilidade e da força dos músculos; melhoria da postura, diminuindo dores nas costas; estímulo à circulação sanguínea; desenvolvimento de uma atitude positiva em relação à vida; aumento da concentração e do equilíbrio emocional; melhoria da capacidade imunológica ajudando no combate à insônia e a depressão; e melhoria da coordenação motora.

O projeto visa auxiliar o servidor público na busca de uma melhora emocional e física, através da prática de asanas, pranayamas e meditação, a fim de atingir uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional, realizando também as funções de ginástica laboral.

Atualmente estão disponíveis 25 vagas para a prática.

As aulas acontecem toda segunda e quarta-feira a partir das 19 horas com duração de uma hora e são gratuitas.

As inscrições podem ser feitas com a Patrícia na Casa da Cultura, informações pelo telefone 3904-1521.

“Os interessados podem realizar algumas práticas para ver se gostam e depois realizar a inscrição. ” É necessário agendar com antecedência em razão do número de vagas.

A roupa deve ser solta o suficiente para não restringir o movimento ou bloquear o fluxo sanguíneo, mas não pode ser solta que você tropece. Pode ser usado moletom, roupa de academia, até calças largas e uma camiseta confortável, os pés permanecem descalços para práticas. Não utilizar relógios ou joias que possam incomodar.  Alimentação bem leve pelo menos uma hora antes da prática. No Yôga há muitos asanas que tem o objetivo de massagear os intestinos, por isso barriga cheia não combina.