Representantes do Nadepar (Núcleo de Atividades e Desenvolvimento do Paradesporto) e da Associação Telêmaco-borbense para Inclusão, Trabalho e União das Pessoas com Deficiência (Atitude) estiveram na Unifateb, na quinta-feira (14), para uma palestra com mais de 200 acadêmicos, da instituição, dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Direito.

A palestra marcou o início do projeto “Tudo tem Limites”, que será desenvolvido na universidade com intuito de combate ao capacitismo e bullying.

Os representantes foram a professora/técnica Silvana Dias e os atletas Allan Lopes e Marcos Camilo. Na palestra eles contaram sobre sua história de vida, suas trajetórias nos esportes e como isso influenciou em suas vidas, debateram sobre direitos para as pessoas com deficiência (PcD), políticas públicas no esportes e sobre a importância em se investir nas garantias de direitos da PcD.

Entre várias outras falas, a professora Silvana ressaltou a importância de entender que é preciso urgentemente superar o pensamento assistencialista a PcD, que garantia de direitos não é favor, é lei, que PcD não é “coitado”, é pessoa dotada de direito como todas as outras pessoas, e que o esporte auxilia demais na quebra do paradigma da PcD vista como olhos de “pena”.

Allan Lopes, atleta Nadepar, deficiente visual e acadêmico do curso de Direito da Unifateb, falou dos direitos da PcD, da influência do esporte em sua vida, e da importância de discutir o tema no âmbito acadêmico para desmistificar a deficiência, e formar cada vez mais profissionais capacitados para trabalhar com a inclusão. Também contou de sua experiência como deficiente visual na vida, no esporte e na universidade, e como tudo fica mais fácil quando recebe o apoio necessário para superar as barreiras.

Marcos Camilo, atleta Nadepar, deficiente físico e aluno egresso do curso de Educação Física da Unifateb falou da sua experiência de vida, das suas grandes conquistas como atleta, da importância do esporte na vida da PcD e como vemos dia a dia a superação dos atletas no projeto Nadepar.

Ao final, foram apresentadas fotos dos treinos e das competições do Nadepar.

“Nossos agradecimentos a Unifateb, pelo convite, que nos proporcionou este momento tão importante de discussão e reflexão no âmbito acadêmico, acreditamos na importância desses momentos e que certamente ele trará resultados em nossa sociedade. Aos acadêmicos, muito obrigada por estarem dispostos a ouvir e refletir nas ações em busca de uma sociedade mais inclusa e justa. À Prefeitura, por estar conosco sempre na busca das garantias de direitos da PcD. Temos certeza que o avanço na conquista dos direitos e na quebra de paradigmas só é possível com apoio do uma gestão pública consciente e ativa nas causas PcD.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba