250 crianças e jovens do Bairro São Silvestre colhem frutos do esporte e cidadania.

Desde dezembro de 2021, o programa Ação Colaboração, lançado pela Prefeitura de Telêmaco Borba, tem se destacado ao beneficiar cerca de 250 crianças e jovens do bairro São Silvestre. Focado em promover o esporte, lazer e cidadania, o programa já apresenta resultados significativos, demonstrando a importância de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento integral da juventude.

Testemunho Comunitário

Lourival Humberto Rodrigues (Pena Branca), presidente da Associação de Moradores do Bairro São Silvestre, destaca a relevância do programa na formação da comunidade local. Ele ressalta o esforço em direcionar a juventude para um caminho positivo, afastando-os das drogas e da violência. A paixão pelo futebol tem movimentado a quadra constantemente, proporcionando atividades saudáveis e promovendo a integração entre os participantes.

Histórias de Sucesso

Entre os participantes do programa, destacam-se casos de sucesso como a de "Tica", que conquistou uma medalha de ouro em uma competição em Campinas. Além disso, Walace, aos 17 anos, recebeu um convite para atuar no futebol de campo em Maringá, evidenciando o potencial e as oportunidades proporcionadas pelo Ação Colaboração. E não é só o esporte, um dos jovens optou por seguir a vida religiosa.

Compromisso com a Educação

O secretário de Cultura e Esportes, Fabrício Flores, enfatiza que o programa é uma política pública em prol das comunidades. Ele destaca o compromisso da administração municipal, através do prefeito Dr. Marcio e a vice Rita, que acreditam no esporte como ferramenta de transformação para crianças e jovens. Fabrício ressalta a condição essencial para participar do Núcleo de Treinamento, que é estar devidamente matriculado e frequentando a escola, evidenciando a importância do compromisso com a educação.

Investimento em Infraestrutura:

O Complexo de Lazer Casturino Rodrigues da Silva, inaugurado em novembro de 2021 com um investimento de R$ 255 mil, destaca-se como um espaço fundamental para a realização das atividades do programa. Localizado no bairro São Silvestre, o complexo é uma estrutura moderna e completa que contribui para o desenvolvimento esportivo e social da comunidade.

Prefeitura e Comunidade

O programa Ação Colaboração revela-se como uma iniciativa bem-sucedida, impactando positivamente a vida de centenas de crianças e jovens no bairro São Silvestre. As histórias de superação e sucesso evidenciam não apenas o potencial esportivo, mas também a capacidade de transformação social que programas como esse podem proporcionar. O comprometimento da prefeitura e o envolvimento da comunidade são elementos essenciais para o êxito dessa iniciativa que visa construir um futuro promissor para a juventude local.

Sobre o Programa

O Programa Ação Colaboração, lançado em 16 de dezembro de 2021, é uma ação da Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) e conta com a parceria dos Colaboradores Voluntários, nos termos dos Decretos Municipais, 26.188, de 17 de outubro de 2019, e 25.922, de 18 de julho de 2019.

O serviço voluntário, no âmbito da Administração Pública do Município de Telêmaco Borba, tem como objetivo estimular e fomentar ações de exercício de cidadania, solidariedade com o próximo e envolvimento comunitário, de forma livre e organizada, ficando os requisitos de adesão e sua prestação, disciplinados pelas regras constantes no Decreto Municipal nº 25922, de 18 de julho de 2019.

Início do Ação Colaboração no São Silvestre, em 2021

Prefeito Dr. Marcio Matos, a vice-prefeita Rita Araújo, o secretário de Cultura e Esportes, Fabrício Flores, quando da entrega dos materiais esportivos do Programa Ação Colaboração ao presidente do bairro São Silvestre Pena Branca. O acontecimento se deu na inauguração do Complexo de Lazer, em novembro de 2021.