O município de Telêmaco Borba foi contemplado, nesta quarta-feira (12), pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) no valor de R$ 89.796,10.

O recurso foi obtido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER), por intermédio de um projeto do Núcleo de Atividades e Desenvolvimento do Paradesporto (Nadepar).

Segundo a chefe da Divisão de Esportes, Kessi Iarosz, com o recurso serão aprimorados os projetos de atletismo do Nadepar, como a contratação de profissionais, aquisição de material, realização de festivais, entre outras medidas em prol o paradesporto. “Nos dará a possibilidade de ampliar os atendimentos em Telêmaco Borba e também as cidades da região”. A verba já estará disponível no próximo dia 17 de abril.

A Copel incentiva o esporte, a cultura e projetos sociais por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Lei Rouanet, e do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). A Copel patrocina uma série de eventos e modalidades esportivas, espetáculos culturais, festivais e manifestações artísticas do Paraná e projetos que apostam no desenvolvimento, educação e inclusão social de crianças e adolescentes.

O Nadepar foi instituído em Telêmaco Borba pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER), em outubro de 2020 e está voltado para crianças, jovens e adolescentes com deficiência sendo elas: motora, intelectual e visual. A professora Silvana Dias é a responsável pelas atividades do Núcleo de Paradesporto no município.