O prefeito, Dr. Márcio Matos, recebeu em seu gabinete na manhã de quarta-feira (14) o coordenador do paradesporto na Esporte Paraná, Mário Sérgio Fontes. Na pauta da reunião estava a capacitação dos funcionários públicos municipais para atendimento às pessoas com deficiência e principalmente professores para ensinar as modalidades paralímpicas na Rede Municipal.

Participaram da reunião também o secretário municipal de Cultura, Esportes e Recreação, Fabrício Flores; o secretário geral de Gabinete, Rubens Benck; o gestor do Nota Paraná e Demandas Externas, Luís Fernando Laguna; o vereador Siderlei Siqueira; o chefe da Seção de Aprendizado Esportivo, Anderson Rogério Wendt (Bello); a responsável técnica pelo paradesporto em Telêmaco Borba, Silvana Silvana Dias Moreira e o atleta Alan Lopes.

Mário Sérgio agradeceu ao prefeito a acolhida e propôs a capacitação, que em sua opinião será para uma educação transformadora. “Nós queremos capacitar 100% dos professores de Educação Física para que saibam educar os alunos nos esportes paralímpicos, que saibam como agir e incluir alunos para que possam participar de esportes como qualquer criança”, declarou, afirmando que as atividades físicas ajudam a superar as dificuldades impostas pela deficiência.

O coordenador do paradesporto na Esporte Paraná disse que os custos da capacitação serão custeados pelo Governo Estadual. “Sem dúvidas, com isso teremos mais compreensão das pessoas com deficiência”, alegou, pedindo ajuda do município para aceite e motive a capacitação.

O prefeito se mostrou empolgado com a ideia e falou que dará todo suporte para que seja implantado. “Nós queremos saber as demandas de vocês, para que possamos atender a todos os tipos de deficiência. Queremos a ajuda de vocês para que possamos fazer da melhor maneira”, afirmou.

O secretário de Cultura, Esportes e Recreação afirmou que o ginásio do Socomim já está sendo feito pensando no esporte paralímpico, que também fará adequações no Ginásio Furtadão e também nas praças e complexos de lazer do município. “Nós também colocamos brinquedos e academias ao ar livre adaptadas em vários espaços”, comentou Fabrício.

O secretário Rubens Benck ressaltou que o nadador paralímpico Eric Tobera irá disputar as olímpiadas da categoria em Tóquio. “É um orgulho para nós termos um representante de nossa cidade em Tóquio. E nós estamos dispostos a ajudar para que tenhamos mais atletas assim, que representem nossa cidade”, opinou.

A professora Silvana e o atleta Alan adiantaram que em breve vão oficializar uma associação em Telêmaco Borba, que terá como sigla Atitude, que significa Associação Telemaco-borbense de Inclusão, Trabalho e União dos Deficientes. “Nós estamos visitando os espaços em obras para que possamos ajudar nas demandas de adaptação para os deficientes”, contou Silvana.