Definido os quatro semifinalistas da fase final dos Jogos Abertos (divisão B), entre eles está Telêmaco Borba, seleção treinada pelo professor Alexandre Sikorski. A competição está sendo disputada em Coronel Vivida e Chopinzinho.

O primeiro time a se classificar para a semifinal foi Foz do Iguaçu, que venceu Palmas em uma partida bastante equilibrada. No primeiro quarto, as duas equipes tiveram bom desempenho e o resultado ficou em 11x11. O segundo e terceiro quartos serviram para a equipe da fronteira abrir sua vantagem: 16x12 e 16x8. Palmas esboçou uma reação no último quarto, mas não foi suficiente e a partida terminou em 57x48 para o Foz do Iguaçu.

Paranaguá, que está com 100% de aproveitamento na competição, conseguiu a classificação ao vencer Goioerê por 89x69. A vantagem começou a ser aberta no primeiro tempo: 24x14 e 25x16. O terceiro quarto teve domínio de Goioerê, que venceu por 28x25, mas no último quarto mais uma vitória e confirmação da vaga para os representantes de Paranaguá.

Rolândia conseguiu boa vitória contra Jacarezinho: 73x60. A equipe de Jacarezinho saiu na frente, vencendo o primeiro quarto por 23x17. Na segunda parte, no entanto, Rolândia se recuperou e conseguiu fazer 20 pontos contra 17 de Jacarezinho. A vantagem se manteve no segundo período e garantiram Rolândia nas semifinais.

O resultado mais surpreendente foi a vitória de Telêmaco Borba sobre Pinhão por 80x72, no jogo mais equilibrado da noite. Os pinhãoenses ainda estavam invictos na competição, com duas boas vitórias na primeira fase. Já Telêmaco, na primeira rodada, conseguiu excelente vitória, por apenas dois pontos, contra Foz do Iguaçu e, na noite de segunda-feira, 11, acabou perdendo para Altônia por 60x53. Mesmo com a derrota, a equipe não se abalou e buscou a classificação numa partida eletrizante. No primeiro período, domínio total de Telêmaco com a vitória nos dois quartos iniciais. Pinhão buscou a recuperação na segunda etapa, mas não conseguiu superar o bom time de Telêmaco Borba que ficou com a vaga nas semifinais.

A decisão do basquete feminino acontece na quarta-feira, 13, juntamente com as semifinais masculinas (confira os confrontos abaixo). Na quinta-feira, 14, pela manhã, serão realizadas as decisões de 3º e 4º masculino e a grande final.

Resultados do Basquetebol
Sábado, 9
Irati 80x17 Marilândia do Sul (FB)
Jacarezinho 45x103 Paranaguá (MB)
Assis Chateaubriand 53x31 Astorga (FB)
Palmas 55x81 Pinhão (MB)
Telêmaco Borba 57x55 Foz do Iguaçu (MB)
Goioerê 105x74 Pérola do Oeste (MB)

Domingo, 10
Pinhão 101x46 Paraíso do Norte (MB)
Astorga 56x22 Matinhos (FB)
Paranaguá 138x38 Coronel Vivida (MB)
Marilândia do Sul WxO Jacarezinho (FB)
Pérola do Oeste 80x93 Rolândia (MB)
Foz do Iguaçu 80x41 Altônia (MB)

Segunda-feira, 11
Matinhos 15x79 Assis Chateubriand (MB)
Palmas 82x38 Paraíso do Norte (MB)
Rolândia 74x73 Goioerê (MB)
Coronel Vivida 55x82 Jacarezinho (MB)
Altônia 61x53 Telêmaco Borba (MB)

Terça-feira, 12
Irati 55x38 Astorga (FB)
Assis Chateaubriand 117 x 10 Marilândia do Sul (FB)
Foz do Iguaçu 57x48 Palmas (MB)
Paranaguá 89 x 69 Goioerê (MB)
Rolândia 73 x 60 Jacarezinho (MB)
Pinhão 72 x 80 Telêmaco Borba (MB)

Programação:
Quarta-feira, 13
9h – Astorga x Marilândia do Sul (3º/4º lugares - FB)
10h15 – Irati x Assis Chateaubriand (Decisão do 1º/2º lugares - FB)
19h30 – Paranaguá x Foz do Iguaçu (Semifinal – MB)
21h15 – Rolândia x Telêmaco Borba (Semifinal – MB)

A fase final dos 57º Jogos Abertos do Paraná (JAPs) é realizada pela Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) com a parceria dos Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio das Prefeituras de Chopinzinho e Coronel Vivida.
Fonte: www.jogosabertos.pr.gov.br