Secretários municipais do esporte e lideranças dos Campos Gerais estiveram nesta terça-feira (23 de junho) na Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná em audiência com o secretário Douglas Fabricio. Doze representantes da região apresentaram projetos, demandas e expuseram particularidades das modalidades esportivas de 18 municípios.
Participaram em nome dos municípios: Leopoldo da Cunha Neto (Ponta Grossa), Tadeu Moarassu (Tibagi), Raimundo Vieira Gonçalves (Carambeí), Sandro Marcelo de Oliveira (Carambeí), Marcos Antônio Banks (Ortigueira), Antenor Telles (Castro), Telmo Roberto Nascimento (Telêmaco Borba), João Carlos Gualdezi (Ipiranga), Katiane Pires e Daniele Teixeira, em nome da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, e José Alci Oliveira e Marcos Antônio de Souza, representando o deputado estadual Plauto Miró Guimarães.

Ao citar a Copa AMCG de futebol de campo, futsal e suíço, Telmo Nascimento argumentou que os Campos Gerais tem intenção de estabelecer parcerias com a Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná. "Desejamos fortalecer ainda mais o esporte na região dos Campos Gerais e unir os 19 municípios. Temos potencial para obter um crescimento maior", afirmou.

Ao representar Tibagi, Tadeu Moarassu falou sobre a canoagem que recentemente revelou dois atletas profissionais. "É um esporte que envolve o município. Atletas de nível internacional estão surgindo".

Gualdezi, de Ipiranga, expôs uma diferente modalidade praticada em sua cidade. É a "Corrida Maluca", que mistura o apelo do esporte com o cultural. "Os participantes fantasiados descem uma grande rampa com um pequeno veículo, mas cumprindo as exigências de segurança. O público se diverte com os tombos. Os vencedores são avaliados pelo desempenho e a fantasia", argumentou.

Em Ponta Grossa, o secretário municipal Leopoldo da Cunha Neto citou o cicloturismo, que vem crescendo. "É uma modalidade que soma as áreas do esporte e do turismo. Se aumentarmos a sua prática, ampliamos também a visitação das pessoas".
Já Antenor Telles, de Castro, destacou o futsal como modalidade com bastante aceitação em seu município.

O secretário do Esporte e do Turismo, deputado estadual Douglas Fabricio, disse que estabelecer parcerias com todos os municípios da região dos Campos Gerais é necessário para potencializar ainda mais a prática das modalidades esportivas. "Cada município tem sua particularidade. Observamos que além das modalidades tradicionais como futebol, basquete, vôlei e outras, a região tem diversidade de esportes. Nosso papel é valorizar e ampliar".

FONTE: Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo