Continua a partir de quinta-feira (16), às 9 horas, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe). Para que as UBS's continuem com a vacinação dos idosos em domicilio, foi definido que o público-alvo da segunda etapa será vacinado inicialmente em apenas em um ponto da cidade: a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro BNH, em sistema drive thru, onde a pessoa é vacinada dentro do veículo.

A segunda etapa tem como público-alvo doentes crônicos, pessoas com condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários e detentos do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo. Os profissionais da Saúde, que estavam preconizados na primeira fase e que ainda não foram vacinados, também serão imunizados exclusivamente na UBS do BNH, no sistema drive thru.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a segunda etapa será feita inicialmente só no BNH para que as demais UBS’s fiquem disponíveis para que os profissionais possam vacinar no domicílio os idosos que ainda não foram imunizados durante essa semana. Porém, a expectativa é que na próxima semana, as pessoas que se enquadram na segunda etapa serão vacinadas em todas as UBS’s.

O público da segunda etapa que não quiser aguardar até a próxima semana, deve procurar o sistema drive thru na UBS BNH - endereço: Rua Esperanto, sem número, ao lado do Centro Comunitário.

Sobre a primeira fase, a SMS informa que existem 10.368 idosos cadastrados no município e mais 1.238 profissionais da Saúde, porém até o momento forma recebidas 8.550 doses. Sendo que dessas doses todas já foram usadas.

Foram recebidas no final da tarde de quarta-feira (15) 2.300 doses para Telêmaco Borba. Ainda faltam 2.698 idosos e mais 184 profissionais da Saúde que não foram imunizados, além agora do público da segunda fase. As vacinas são repassadas ao município pela 21ª Regional de Saúde.

A SMS informa que na próxima semana estarão sendo organizadas estratégias de vacinação extramuros para públicos específicos desta segunda etapa. Ainda, provavelmente a partir da próxima semana já será possível vacinar o público da segunda etapa em todas as unidades a depender do recebimento de novas doses de vacina.

Vale lembrar que os motoristas de vans e aplicativos não são contemplados com a vacina contra a gripe.

 

Doentes crônicos

São considerados doentes crônicos os diabéticos e obesos.

- Pessoas com doenças respiratórias crônicas (asma, DPOC, fibrose cística);

- Doenças cardíacas crônicas (hipertensão, insuficiência cardíaca/Isqêmica/congênita);

- Doenças neurológicas crônicas (AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla);

- Doenças hepáticas crônicas (hepatites, cirrose);

- Transplantes (órgãos sólidos e medula óssea);

- Doenças renais crônicas (paciente em diálise, síndrome nefrótica);

- Imunossupressão (indivíduos que estão com o sistema imune abalado por doenças ou medicamentos) e,

- Trissomias (síndromes de Down, de Klinefelter, de Wakany).

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

PNAB

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba

CIPA