A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que os pontos de hidratação oral começam a ser organizados nos serviços de saúde públicos de Telêmaco Borba. Desta forma o usuário suspeito de dengue tem acesso a hidratação oral na sala de espera (antes e após a triagem).

A ingestão de líquidos deve ser iniciada já nos primeiros sintomas, pois a doença pode levar o corpo a ter uma perda de líquido. Por isso, é necessária a reposição adequada para que o organismo possa se recuperar de forma mais rápida

A Hidratação é recomendada para pacientes com suspeita de Dengue, Chikungunya e Zika (arboviroses) com a finalidade de prevenir o surgimento de desidratação e ajudar na recuperação do paciente. As infecções causadas pelas arboviroses provocam uma resposta inflamatória no organismo que pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular. Essa resposta inflamatória pode levar a saída de líquidos de dentro dos vasos sanguíneos e provocar desidratação, pressão arterial baixa e choque, a depender da intensidade da doença apresentada pelo indivíduo. Portanto é importante estimular nestes pacientes a ingesta de líquidos, no mínimo 2 litros por dia, com água, sucos e chás.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba