Começa nesta quinta-feira (14), o uso de inseticida no bloqueio e controle do mosquito da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município vai utilizar o inseticida nos bairros onde mais casos foram notificados e confirmados.

A aplicação inicia no Bairro Socomim, nos dias 14 e 15 de março. Os domicílios do bairro que receberão a aplicação do inseticida pelo agente de endemias serão comunicados previamente por impresso entregue. Os próximos itinerários serão definidos mediante quadro epidemiológico.

A aplicação será com um Nebulizador Costal Motorizado (UBV) ultra Baixo volume Stihl (Bomba Costal), equipamento enviado pelo Governo do Estado e que objetiva o enfrentamento e controle do vetor transmissor da doença.

A ação vem contribuir com os trabalhos dos agentes de endemias e comunitários que, todos os dias, realizam visitas nas residências para orientar e identificar focos do mosquito.

A SMS frisa que a aplicação do inseticida em áreas pontuais não substitui os cuidados que devemos ter para eliminar qualquer depósito de água parada, visto que o inseticida mata apenas o mosquito adulto.

O maior número de larvas é encontrado dentro dos quintais das residências.  Sendo indispensável que o morador elimine os focos.

Somente com a conscientização da população é possível vencer juntos o mosquito da Dengue.

INSTRUÇÕES

A SMS pede a colaboração de todos em deixarem portões, portas e janelas abertas durante a aplicação.

Também recomendam que prendam seus animais de estimação, esvaziem e retirem bebedouros e comedouros e protejam gaiolas de pássaros. após duas horas, podem ser utilizados normalmente.

Pessoas com problemas respiratórios devem ficar no interior das residências e um período mínimo de 2 horas para sair.

Vamos juntos combater o mosquito da dengue e manter nossa comunidade protegida!

ATENDIMENTO

O aumento no número de pessoas infectadas alerta para a necessidade da busca imediata de atendimento médico em caso de sintomas de dengue.

Diante de sintomas de dengue, a SMS, recomenda que no horário de funcionamento da UBS das 08 às 17 horas de segunda a sexta-feira, o paciente procure atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa otimizando o atendimento do usuário.

Na UBS, o médico avaliará os sintomas e solicitará os exames necessários, realizando as orientações e acompanhamento até a melhora do paciente.

SINTOMAS

Febre acima de 38,5ºC, dor de cabeça, dor muscular e nos olhos, mal estar e manchas vermelhas na pele são sinais que devem ser considerados suspeitos para a dengue.

A SMS reforça a população que a porta de entrada para atendimento ao usuário em horário comercial de segunda a sexta-feira é preferencialmente a UBS, havendo necessidade o usuário será encaminhado para demais serviços.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba