Na segunda-feira (26), ocorreu a reunião do Núcleo de Segurança do Paciente da Secretaria de Saúde (SMS). No encontro foi discutido o projeto de implantação do Formulário de Notificação de Incidentes e Eventos Adversos na SMS.

O projeto tem a finalidade de estabelecer o vínculo entre os profissionais de saúde da assistência direta, do apoio assistencial e diagnóstico, com fins a identificar ações do cuidado que resultem em dano para a saúde do paciente. Também foram discutidas as próximas ações do Núcleo.

NÚCLEO

o núcleo é composto por representantes de todos os setores assistenciais da SMS e visa promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente, além de articular com diferentes áreas que trabalhem com riscos na instituição de saúde, considerando o paciente como sujeito e objetivo final do cuidado em saúde.

INFORME

O informe do mês de fevereiro do Núcleo a ser divulgado internamente nos setores traz a frase: “O paciente não é só o paciente, ele é o amor de alguém”.

O trabalho dos profissionais de saúde é pautado por cuidados complexos, individualizado, integral e humanizado, apesar das grandes dificuldades. A cobrança pela produtividade e pela qualidade é entendida até pelo alto número e a diversidade de procedimentos realizados por dia. Mas, o alto fluxo de pacientes faz com que alguns profissionais esqueçam de que todo procedimento envolve uma ou mais vidas e exerçam um trabalho mecanizado.

Não está se propondo a diminuição do uso da tecnologia, mas, sim, a utilização de outras formas de perceber o paciente, indo ao encontro do que é preconizado pela Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba