A Sala de Situação, comandada pela Vigilância Epidemiológica, realizou na manhã de sexta-feira (16), no Gabinete, uma reunião com dezenas de pessoas. Na pauta do encontro estão os números e ações de prevenção e combate à dengue.

O prefeito, Dr. Marcio Matos, recebeu o corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SME), representantes de todas as secretarias municipais, representantes da 21ª Regional de Saúde, do Núcleo de Educação, da Acitel, Klabin, Conselho Municipal de Saúde, de instituições de ensino superior, órgãos da sociedade civil, empresas, entre outros.

A reunião foi conduzida pela chefe da Vigilância Epidemiológica, Kátia Alves, que apresentou os dados epidemiológicos atuais, estimulou órgãos da sociedade civil a realizar ações de sensibilização, fortaleceu as parcerias e ações intersetoriais dentro do serviço público e apresentou encaminhamentos necessários para ações juntamente com as secretarias de Obras e Serviços Públicos.

O secretário municipal de Saúde, Anderson Catto, explicou que mesmo com Telêmaco Borba apresentando números abaixo de boa parte registrada no estado, há uma preocupação constante com a dengue. “Nós estamos entre as 70 cidades com mais notificações. Não podemos baixar a guarda, pois a tendência histórica dos casos de dengue é aumentar nos meses de março, abril e maio”, pontuou.

De acordo com o Boletim nº 13 da dengue, atualmente a cidade tem 482 casos notificados, 44 confirmados, 90 em investigação e nenhum óbito.

SENOGRAFIA

A empresa Senografia apresentou um programa de computação que ajuda a ter noção dos casos de dengue em tempo real, facilitando a varredura do local onde teve contaminação, controle de notificações, definição de pontos para ação, entre outros serviços.

AÇÕES

Entre as ações tomadas para o combate à dengue no município estão:

- Matérias na mídia, site e entrevistas para alerta e conscientização da população;

- Tratativas com Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos para ações completares nas localidades de risco;

- Reunião com gestores e diretores clínicos para organização dos serviços e manejo clínico baseado em classificação de risco;

- Atividade Educativa ao Setor regulado;

- Reunião Técnica com a 21ª Regional de Saúde e Coordenação da Sesa para avaliar a situação e traçar novas metas de trabalho;

- Reunião técnica com a empresa Senografia – para mapeamento dos casos de dengue e fortalecimento do trabalho – 08/02/2024;

- Atividade educativa em sala de espera nas unidades de saúde com ACE com restrição (ASO);

- Atendimento especial para acumuladores.

ENCAMINHAMENTOS

A reunião também serviu para encaminhar pautas e trabalho para os próximos dias. Entre os principais encaminhamentos estão:

- Solicitação para Secretaria de Obras para mutirão de limpeza nos bairros da UBS Vila Esperança, posteriormente Área 6 e BNH;

- Pedido de apoio a denúncias de terrenos ou locais onde podem ter criadouros de dengue;

- Solicitação para Secretaria de Planejamento, Setor de Fiscalização, para intensificação de notificação de terrenos baldios;

- Solicitação para Gabinete e Secretaria de Administração para continuidade no chamamento de Agente de Combate às Endemias;

- Solicitação para SME e Núcleo Regional de Educação para início dos trabalhos educativos em escolas em 2024. Aplicação do Checkist Semanal nas Instituições.

- Manter ações de campanhas internas, divulgação do checklist, alertas, material educativo e folders com instituições parceiras.