A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pede a atenção de toda a comunidade na prevenção e enfrentamento da dengue. Todo o Paraná encontra-se em alerta com aumento de casos. O último boletim do Estadual aponta 3911 casos positivos e três óbitos no estado.

O boletim número 10, de 22 de janeiro informam 16 casos de dengue em Telêmaco Borba no ano epidemiológico 2023/2024. A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ações de intensificação do trabalho para eliminação de criadouros em áreas prioritárias.

Linda Mara, da Vigilância em Saúde, reforça que o trabalho tem sido realizado com intensificação das visitas onde tem mais casos suspeitos e positivos. “E que hoje estamos com maior atenção nos bairros Alto das Oliveiras, Monte Carlo e Socomim. Mas toda a cidade precisa estar atenta e eliminar qualquer possível depósito de água parada”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Anderson Catto, destaca que realizou na segunda-feira (22) reunião com gestores e diretores clínicos dos serviços de assistência e portas de entrada, salientando a importância do manejo clínico adequado e notificação de todos os suspeitos.

A secretaria tem realizado reuniões pontuais com outras secretarias, para ações coletivas diante de resíduos e terrenos baldios. A conscientização da população com ações contínuas de verificação da sua casa e no seu ambiente de trabalho são essenciais nesse momento.

No site da prefeitura, encontra-se disponível o checklist semanal, na versão para impressão ou para o uso no seu celular.  Ferramenta importante, que auxilia qualquer pessoa a verificar os principais possíveis focos. Ele pode ser acessado neste link: http://www.telemacoborba.pr.gov.br/imprensa/noticias/saude/18552-saude-disponibiliza-checklist-online-para-prevencao-e-cuidados-contra-a-dengue.html .

Outra dica da SMS é que ao sair ou mesmo em casa, as pessoas utilizem repelentes, ajudam na prevenção contra o mosquito da dengue.