As equipes da Vigilância Epidemiológica e do Ambulatório Municipal de Orientação a AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (AMOA), em parceria com o CREAS, realizaram dia 30 de outubro, no Albergue, uma ação de saúde para pessoas em situação de rua.

Foram ofertados testes rápidos para detecção de sífilis, hepatites, HIV e vacinas de rotina como covid e influenza.

“Essa foi a primeira ação nesse sentido, pois a ideia é dar continuidade até que essa população fique com esquema vacinal em dia, com todos os imunizantes disponíveis para faixa etária, e testes recentes realizados”, comentou Bianca Mayumi Mitani Stock, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Aos que compareceram, além de receberem orientações sobre próximas vacinas, cuidados com doenças infecto contagiosas, ganharam um kit lanche da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Esse tipo de proposta é muito válida para esse público, pois sabemos que nem sempre possuem vínculo com algum serviço de saúde. Nesse sentido, percebemos ser efetivo levar saúde e orientações até eles”, finalizou Bianca.