A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu cerca de 100 pessoas, no Aulão Rosa, realizado na sexta-feira (06), na Praça da Família. O evento faz parte das ações em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.

O evento foi realizado pela SMS, através das educadoras físicas da Academia da Saúde e Programa Buscando Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) e visou dar ênfase à atividade física como forma de cuidar da saúde.

OUTUBRO ROSA

O objetivo do Outubro Rosa 2023 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

FATORES DE RISCO

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Os principais fatores são:

- Comportamentais/Ambientais

- Obesidade e sobrepeso, após a menopausa

- Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana)

- Consumo de bebida alcoólica

- Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia etc.)

- História de tratamento prévio com radioterapia no tórax

- Aspectos da vida reprodutiva/hormonais

- Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos

- Não ter filhos

- Primeira gravidez após os 30 anos

- Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos

- Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona)

- Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos

- Hereditários/Genéticos

- Histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem

- Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

COMO PREVENIR O CÂNCER DE MAMA?

A prevenção primária consiste em reduzir os fatores de risco e

promover os fatores de proteção.

Os cuidados mais importantes são:

• Manter o peso corporal saudável.
  • Ser fisicamente ativa.
  • Evitar o consumo de bebida alcoólica.
  • Se for necessário fazer terapia de reposição hormonal, para sintomas do climatério, fazer pelo menor tempo possível e sob supervisão médica.
  • Para quem tem filhos, amamentar o maior tempo possível.