Que tal unir atividade física e saúde? A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando ações de promoção à atividade física, através do Programa Buscando Saúde. Essa é uma ação descentralizada e realiza suas atividades nas Unidades Básicas de Saúde da Marinha, Área 2 e Vila Esperança, tendo em média 20 participantes por aula.

Nestes grupos o atendimento foi ampliado, ocorrendo um aumento na quantidade de aulas semanais, tendo em vista a grande demanda e visando atingir as recomendações mínimas indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para prática de atividade física.

O programa é aberto para todos que buscam mais saúde. Mulheres, homens de todas as faixas etárias podem participar. Para fazer parte do programa não precisa de inscrição, basta ir ao local nos dias dos eventos.  

HORÁRIOS

Os horários do programa Buscando Saúde são os seguintes:

Segundas-feiras: Vila Esperança e Marinha (15 horas).

Terças-feiras: Área 2 (9h30) e Marinha (15 horas).

Quintas-feiras: Vila Esperança (8 horas) e Área 2 (9h30).

Sextas-feiras: Área 2 (9h30).

AÇÕES DE PROMOÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA

Inserido no âmbito da Atenção Primária à Saúde e concebido na perspectiva de assistência à saúde, o Programa Academia da Saúde atua como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado. Esse ponto de Atenção no território complementa o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde. O município conta com uma Academia de Saúde que foi inaugurada em 30 de junho de 2016 e teve início de funcionamento na data 03 de janeiro de 2018 (SISMOB) contando com duas educadoras físicas.

Os programas de atividade física promovidos pela Secretaria de Saúde de Telêmaco Borba atendem várias pessoas com diferentes comorbidades e lesões osteo-articulares. Na Academia da Saúde foi estendido os horários de atendimento, com isso houve aumento no número de turmas para grupos especiais (diabéticos, hipertensos e obesos). Nos grupos de reabilitação (lesões osteo-articulares) os pacientes com melhoras significativas estão recebendo alta e sendo direcionados para outro grupo de atividade física (Buscando Saúde ou Academia da Saúde).

A prática da atividade física está sendo difundida no mundo como um fator de proteção para saúde dos indivíduos. Além dos benefícios já conhecidos, como, a melhoria da circulação sanguínea, melhorias metabólicas, ressaltam-se também os aspectos psicológicos através da socialização e a influência na redução do estado de ansiedade ou de estresse, o que conferem à prática da atividade física a capacidade de favorecer a melhoria do bem-estar dos indivíduos praticantes.

O programa Academia da Saúde complementa o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a Estratégia da Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba