A médica Mariana Britez Mustafa iniciou novo grupo de apoio para pacientes que desejam para de fumar, no ambulatório Municipal de Ambulatório Municipal de Controle do Tabagismo de Telêmaco Borba.

O modelo de tratamento do Programa iInclui:

• Avaliação do usuário tabagista pela equipe de saúde: principais doenças e fatores de risco relacionados ao tabagismo, grau de dependência ao cigarro, estágio de motivação para cessação do tabagismo e suas preferências de tratamento.
  • Abordagem cognitivo comportamental com possibilidade de ser realizada em grupo ou individualmente. Consiste em 4 sessões (encontros) semanais que se tornam mais espaçados até completarem 12 meses de tratamento.
  • Apoio medicamentoso, se necessário – reposição de nicotina (adesivo transdérmico e goma de mascar) e o cloridrato de bupropiona, que são disponibilizados no SUS pelo Ministério da Saúde.

O paciente que desejar apoio para parar de fumar pode deixar seu nome na Unidade Básica de Saúde do seu bairro ou na Vigilância Epidemiológica. Mensalmente os pacientes são chamados para avaliação individual e posterior inserção nos grupos de apoio.

BENEFÍCIOS

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

• Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação volta ao normal.
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degustam melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.

Saiba mais no link: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/tratamento .