A Secretaria Municipal de Saúde realiza no domingo (09) uma nova repescagem de vacinação contra a Influenza (gripe) e a Covid-19. A aplicação será realizada das 08 às 12 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos seguintes bairros: Área 02, Cem Casas, São Silvestre e Marinha.

A vacina contra a Influenza será aplicada em pessoas acima dos 06 meses de idade. Já a de Covid-19 monovalente será para pessoas de 06 meses a 11 anos e a bivalente em pessoas a partir de 18 anos, que já tenham tomado pelo menos duas doses da monovalente há no mínimo quatro meses.

Para vacinar é importante que a pessoa esteja com documento pessoal e a Carteira de Vacinação. No caso de crianças e adolescentes é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsáveis.

ÓBITO POR INFLUENZA E IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou um caso de morte por Influenza A (gripe) na cidade, neste ano. A morte está nos dados de coletas de vírus respiratórios de residentes em Telêmaco Borba, que está acontecendo desde o início o ano.

Desde 01 de janeiro foram realizas 106 coletas, onde foram detectados: 04 casos de Covid-19, 03 de metapneumovírus, 10 rinovírus, 04 vírus sincicial, 01 de covid combinado com influenza A, onde a pessoa foi hospitalizada.

Chamam a atenção dos casos de Influenza A, que é distribuída a vacina, onde foram registrados 06 casos, sendo que cinco foram hospitalizados e uma pessoa morreu. Inclusive umas das pessoas era gestante. Também foram detectados 05 casos de Influenza B, sendo que três deles eram em gestantes.

“Nós temos como prevenir muitos desses vírus, e o melhor antídoto é a vacina. A Saúde disponibiliza vacinas gratuitas contra Covid e contra a gripe, que são formas de prevenir o contágio ou a evolução do vírus, evitando que a pessoa fique mal e seja hospitalizada ou vá a óbito, principalmente nos grupos prioritários, em que as gestantes estão incluídas. Portanto, quem ainda não tomou as vacinas, busque a sua UBS ou as campanhas de vacinação e fique protegido”, afirmou Bianca Mayumi Mitani Stock, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

COLETA

De acordo com Bianca, a UPA realiza cinco coletas semanais de pacientes que procuraram a unidade com problemas respiratórios, para ter uma média da circulação de vírus no município. Além da UPA, os hospitais coletam de todo paciente internado com problemas respiratórios. A UPA também faz a coleta das gestantes que apresentam problemas respiratórios. “De todos os vírus, os que foram hospitalizados são os que tiveram influenza, ou seja, a gripe está agravando a situação, por isso, afirmo mais uma vez a importância de se tomar a vacina”, finalizou, a enfermeira.