A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) juntamente com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizaram no dia 09 de março a 14ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”.

A abertura teve a presença do prefeito municipal, Dr. Márcio Matos; o secretário municipal de Saúde e presidente da Conferência, Anderson Catto; a vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo; o diretor da 21ª Regional de Saúde, Cleverton Soares, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, André Coraiola e a representante do Ministério Público, promotora Mariana Gomes Ribeiro Bollotti.

Após a abertura, foi realizada a palestra magna com a enfermeira, Isabela Mariluz Storithont Mudri, sobre o tema da Conferencia: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”.

No período da tarde os participantes -delegados e ouvintes - foram divididos em quatro grandes grupos por eixo temático: 1) O Brasil que temos. O Brasil que queremos; 2) O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; 3) garantir direitos e defender o SUS; e 4) Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Os grupos rediscutiram as propostas que foram levantadas nas pré-conferências que ocorreram no dia 28 de fevereiro, tendo como condução e mediação coordenadores técnicos da secretaria de saúde. Após discussão as propostas foram levadas para aprovação da plenária

Ainda, durante a conferência ocorreu a entrega de Moções de Aplausos “in memorian” para os familiares de Lineo Voigt, Maria Coraiola e Reinaldo Rinaldi. Homenagens estas que haviam sido aprovadas anteriormente em reuniões do CMS.

CONSELHO MUNICIPAL

Após entrega das moções, aconteceu o processo eleitoral para composição do Conselho Municipal de Saúde. Foram eleitas oito entidades para representar o segmento Usuários: Aposte, UniFateb, APTAA, Associação Social Betel, Projeto Apscentar, OAB, Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Castelo Forte Polo Educacional.

Também foram eleitas quatro entidades para representação do segmento trabalhadores: Conselho Regional de Odontologia, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Farmácia e Associação Médica de Telêmaco Borba e mais duas entidades para o segmento prestadores de serviços ao SUS: Instituto Dr. Feitosa e Hospital Regional de Telêmaco Borba.

Ainda as entidades para representarem a gestão: Secretaria Municipal de Saúde e 21ª Regional de Saúde foram aprovadas por aclamação. Tendo cada uma das entidades eleitas, indicado um titular e um suplente.

Na segunda-feira (13), ocorreu a eleição dos delegados para a etapa Estadual das Conferências, representando o segmento usuários. Foram eleitas as entidades: Aposte, UniFateb e OAB.