Faltando poucos dias para o Dia de Finados, celebrado em 02 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), orienta e reforça a população sobre os cuidados para o combate do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Como forma de homenagear seus entes queridos que já se foram, as pessoas costumam levar flores aos cemitérios, mas é nesse momento que cabe a cada cidadão minimizar os riscos de se formarem possíveis criadouros. A Médica Veterinária Ana Cláudia Natel, da Vigilância Sanitária Municipal alerta: “Pedimos para a população redobrar as ações de prevenção e combate ao Aedes no cemitério, considerado local de risco para a proliferação do mosquito. Por ocasião do feriado, o trânsito de pessoas nesses locais se intensifica e é importante que as pessoas redobrem a atenção e evitem deixar no local objetos que possam acumular água da chuva”.

Os cemitérios municipais são pontos estratégicos, sendo monitorados quinzenalmente pela equipe de combate a endemias, no entanto, neste momento os cuidados devem ser permanentes e realizado por todos.

“É aconselhável fazer furos nos vasos, remover os pratinhos e também qualquer tipo de embalagem plástica. As ações de combate ao Aedes devem ser mantidas durante o ano todo, porém este é um período que nos preocupa, pois a alta incidência de chuvas dos últimos dias, somado com a elevação da temperatura, aumentam o sucesso da proliferação desse vetor e a população precisa trabalhar junto ao Poder Público nas ações de prevenção”, ressalta Ana Cláudia.

CUIDADOS COM A DENGUE:

- Retire os pratinhos nos vasos de plantas;

- Coloque terra ou areia até a borda nos vasos;

- Retire as embalagens plásticas ou celofane;

- Não deixe recipientes em cima dos túmulos (copos, garrafas, embalagens ou sacos plásticos);

- Não coloque água nos vasos das flores;

- Retire os suportes que represam água para queima de velas.