O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Telêmaco Borba retomou de forma presencial os grupos terapêuticos e oficinas. Os grupos são voltados para pessoas com transtornos mentais moderados a graves, bem como usuários de substâncias psicoativas que procuram atendimento no CAPS ou que são encaminhados dos serviços da rede municipal. Abrangendo todas as faixas etárias.

Segundo o coordenador do CAPS, Eduardo Evangelista dos Santos, durante o período de pandemia foram feitos atendimentos individuais. “Devido a não poder haver aglomeração, e pelos espaços geralmente ser pequenos, não era possível manter os grupos.  Mas essa conduta seguiu igual a todos os atendimentos de saúde do SUS”, explicou.

Segundo o coordenador, o objetivo dos grupos são promover atenção à saúde de forma integral, fortalecendo e ampliando os cuidados juntamente com a Rede de Atenção Psicossocial, de forma que possa ser proporcionado o maior nível de autonomia dos usuários, evitando novas internações e visando reintegração social e familiar, bem como, favorecer a integração familiar ao tratamento.

Além disso, promover a redução dos sintomas; a adesão medicamentosa; oferece suporte e apoio familiar; promove a redução e/ou eliminar sempre que possível as consequências físicas e comportamentais da institucionalização prolongada; promover a competência social e profissional; reduz o estigma promovendo a cidadania e promove autonomia.

Eduardo ressalta que devido a reforma que acontecerá, eles estão trabalhando com um número reduzido de pacientes, para que durante a reforma possam manter as atividades na parte interna do prédio. “Estamos fazendo rodízio. Quando a reforma começar na parte interna, voltamos para o pátio que é mais amplo. A princípio, e devido a reforma, os atendimentos só estão ocorrendo pela manhã”, comentou, explicando que até dependendo do grupo, ele acolhe até 15 pessoas.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba