Telêmaco Borba apoia o movimento Outubro Rosa, que teve destaque, durante a Escola de Saúde Pública no dia 19 de outubro.

Organizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde o evento tem o objetivo promover a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INC) é que sejam diagnosticados cerca de 3 mil novos casos de câncer de mama por ano no Paraná e mais de 700 mulheres morrem anualmente em decorrência da doença.
A coordenadora da Estratégia Saúde da Família (ESF), Fernanda Gomes, reforçou que a Secretaria Municipal de Saúde promove ações reforçando a importância do autoexame das mamas e a realização da mamografia para detecção precoce da doença. Durante todo este mês as Equipes de Saúde da Família estão reunindo a comunidade para abordar o tema.

O Grupo de Apoio Ivone Duarte – aos portadores de câncer e familiares está participando do Outubro Rosa de Telêmaco Borba. Teve destaque importante na Escola de Saúde Pública e vêm em parceria com as UBS participar das reuniões com a comunidade, como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Alto das Oliveiras, Socomim e Área II.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também entrou na causa, com a realização de palestra educativa no CCI o coordenador Murilo Martins. Ele falou da importância de parcerias entre os setores, para que em conjunto possamos atingir nossos objetivos, neste caso, detecção precoce da doença.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aroldo Kulcheski, a iniciativa é importante, porque vem promover a necessária informação e integração. "Nos interessa buscar a prevenção à doença e não somente o tratamento da doença quando já instalada", destacou Aroldo afirmando que o importante são as parcerias que estão sendo firmadas, a partir desses eventos.

História

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor de rosa, foi lançado pela 'Fundação Susan G. Komen for the Cure' e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. No dia 2 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa.

Fonte: www.outubrorosa.org.br