No dia 18 de maio é comemorado o Dia da Luta Antimanicomial, um movimento muito importante para a defesa de tratamento justo e digno para pessoas com problemas de saúde mental. O movimento defende a valorização do fator humano e a importância da dignidade.

Todos os anos o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Telêmaco Borba realiza atividades para lembrar o dia.

Devido a pandemia, as atividades, como a tradicional caminhada em conjunto com os usuários do serviço, familiares, instituições de ensino e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, não pode ser realizada.

As atividades para lembrar a data serão de forma digital e com a colaboração dos setores da Secretaria de Saúde, a equipe do CAPS lembra a todos que, apesar de todos os avanços através da luta antimanicomial, ainda há muito o que se fazer quando o assunto é a saúde mental. Os tabus em relação aos cuidados psiquiátricos ainda existem e pode haver resistência e estranhamento em relação aos tratamentos necessários.

Por isso, é muito importante que todos nós sejamos semeadores de afeto através da boa informação, elucidando conceitos e ajudando a quebrar os estigmas relacionados à saúde mental.

 

 

 

 

 

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba