A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quarta-feira, dia 1º, o Outubro Rosa em Telêmaco Borba.
A abertura das atividades ocorreu na Sala de Convenções da Fateb – Faculdade de Telêmaco Borba, e foi intitulada como Tarde do Lenço. Arrecadaram-se dezenas de lenços e chapéus que serão destinados aos pacientes de oncologia do Hospital Erasto Guetner.
O evento contou com a presença do prefeito Luiz Carlos Gibson, o secretário de Saúde Cláudio de Souza, o diretor da 21ª Regional de Saúde Roberto Amatuzzi Franco, a vereadora Fátima Ribeiro, a diretora da Fateb Paula Pontara, a presidente do Lions Clube Monte Alegre Mariazinha Coraiola, a coordenadora do Grupo Ivone Duarte, Suzette Saker, entre outros convidados.
A organização do Outubro Rosa é da enfermeira Thaisa Aélica N. Feitoza, responsável pelo programa Mãe Paranaense. "O objetivo de todo este trabalho é que todos abracem a causa do câncer de mama e que dêem a devida importância à prevenção que é sempre o melhor remédio Semeiem esta ideia. Quero expressar meu carinho e respeito a todas as mulheres guerreiras e vitoriosas", enaltece Thaisa.
PARCERIA - O trabalho promovido pela Prefeitura tem a parceria da 21ª Regional de Saúde, Grupo Ivone Duarte, Fateb, Academia Coliseu e O Boticário.
ORIENTAÇÕES – Na tarde do Lenço foram ministradas palestras, a primeira sob a direção da doutora Ana Carolina Pinho Nocêra, médica especialista em mastologia, que abordou o que é o câncer de mama, suas fases e tratamento.
A vereadora Fátima Ribeiro, integrante do Grupo Ivone Duarte, deu seu testemunho de vida, o quanto o grupo a auxiliou a vencer o câncer e a ênfase que trata do assunto em seu programa de Rádio Show da Manhã, pela Capital do Papel (700 Khz).
O educador físico Klecius, proprietário da Academia Coliseu, deu um depoimento sobre sua mãe, vítima do câncer, como a família deve agir nessa situação e contribuiu com uma dinâmica para o público presente.
A proprietária de O Boticário Cláudia Ramos Zielonka valorizou a importância da autoestima, atividades de maquiagem, e outras dicas interessantes que despertam a beleza da mulher.
Ao final do primeiro ato em defesa da vida do Outubro Rosa, Dionete Prestes da Divisão de Administração e Programação da Secretaria Municipal de Saúde fez os agradecimentos pelas parcerias firmadas.
" Agradecemos o AMOA – Ambulatório de Orientação a DST e AIDS, ao Salão Leila Bueno, e Suzane Durski pela decoração e Ferro Velho Santa Cecília (doou os recicláveis) e Luiz Alberto Silva da Secretaria de Cultura e o trabalho feito anualmente pela equipe da Clínica da Mulher", disse Dionete.
Outros eventos estão marcados pela Secretaria de Saúde relativos ao Outubro Rosa, acompanhe e participe.
PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA
Dia 11 a convite da Fateb – haverá o Dia da Beleza – com a Sala Rosa – direcionada para as mulheres auxiliando a fazerem o autoexame, a partir das 9 às 16 horas
Dia 24 – início às 8h45 até as 16 horas - Escola de Saúde Pública sobre o Outubro Rosa
Dia 25 – Caminhada "Se toca mulher" – às 9 horas no Pátio da Rodoviária, com percurso pela extensão da Avenida Horácio Klabin.
Dia 31 – das 7 às 16 horas - Dia D de Combate ao Câncer de Mama - na Clínica da Mulher (anexo ao PAM – Pronto Atendimento) - Exames ginecológicos, testes rápidos e orientações gerais.
Foto
Outubro Rosa desperta a importância da realização do exame de mama

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba