As pessoas com comorbidade serão vacinadas a partir de terça-feira (11). E neste grupo consta os hipertensos. Porém conforme o Plano Estadual de Vacinação, que é seguido em Telêmaco Borba, nem todos os hipertensos se enquadram neste critério.

De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, se enquadram entre os que podem ser vacinados os que tem Hipertensão Arterial Resistente. Que é quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos.

Hipertensão arterial estagio 3 PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade. Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça também que os pacientes acompanhados pela rede privada precisarão apresentar uma declaração do médico que o acompanha afirmando que possuem hipertensão. A declaração modelo é disponibilizada via Portal do CRM-PR para os médicos.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba