A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa nesta segunda-feira (12) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta edição, os grupos foram divididos em três etapas.

Na primeira etapa, que vai até o dia 10 de maio, serão vacinados crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Para as crianças de 2 a 5 anos, será realizada dois dias D de Vacinação. No sábado (17) será para as crianças de 2 a 3 anos (manhã para meninas/tarde para meninos).

No sábado (24), a vacina vai ser ministrada nas crianças de 4 a 5 anos (manhã para meninas/tarde para meninos). Esse público será atendido nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive nas que estão fechadas atualmente.

As crianças de 6 meses a 1 ano, gestantes, puérperas e profissionais de saúde poderão receber a vacina no decorrer das semanas, de segunda a sexta, nas 13 UBSs abertas atualmente. Para esse grupo, a recomendação é que se aproveite a ida já programada a UBS, como consultas de Pré-natal ou vacinação de rotina para a vacina da gripe.

A orientação, para evitar aglomerações, é que as crianças sejam acompanhadas somente um adulto responsável e os demais grupos evitem acompanhantes.

A chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes, explica que a campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a covid-19. “É importante que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19, e depois respeitando 14 dias procurem a vacina contra a gripe”, explicou Marlise.

Segunda etapa

A segunda etapa de vacinação será de 11 de maio a 8 de junho e vai imunizar os idosos com 60 anos ou mais e os professores da rede pública e particular.

Terceira etapa

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade fazem parte da terceira etapa que está programada de 9 de junho a 19 de julho.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população alvo.

Neste ano, será realizada a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 12 de abril a 19 de julho.

A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do SARS-CoV-2.

Além disso, todas as medidas de prevenção à transmissão da covid-19 nas ações de vacinação contra Influenza deverão ser adotadas.

Trabalhadores da Saúde são todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Os trabalhadores da Saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. Sendo então necessário a apresentação de comprovação de vínculo empregatício e de matrícula no caso de estudantes.

Gestantes: em qualquer idade gestacional por apresentarem maior risco de doenças graves e complicações causadas pela influenza.

Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação.