O prefeito Luiz Carlos Gibson participou na tarde de quinta-feira (18), no PAM – Pronto Atendimento Municipal, de uma confraternização promovida par ao Grupo de Ostomizados.
O encontro reuniu perto de 40 pessoas, entre elas o secretário municipal de Saúde, Cláudio de Souza, o chefe de Divisão de Saúde Pública, Murilo Constantino, e a coordenadora do projeto de Ostomizados Tatiana Rochinski, e outros profissionais de saúde.

Na oportunidade o prefeito Gibson repassou aos ostomizados o prêmio que recebeu no dia 1º de dezembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, referente a premiação da 2ª Edição do Prêmio Gestor Público Paraná, promovido pelo SINDAFEP – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná.

O Programa de Atenção aos Estomizados tem como principal objetivo garantir as pessoas estomizadas um atendimento Humanizado e Qualificado, a fim de promover a ressocialização do usuário ao meio social e familiar.

O QUE É - A estomia é um processo cirúrgico onde cria-se a comunicação entre o órgão interno com o exterior, com a finalidade de eliminar os dejetos (fezes ou urina) do organismo.

Ocorrem encontros mensais com assistência multiprofissional, dispensação de dispositivos e adjuvantes, avaliação dos pacientes, além da troca de experiências entre os estomizados. Além das atividades desenvolvidas nos encontros, o programa conta também com a realização de visitas domiciliares.

Segundo a enfermeira Tatiana Rochinski, coordenadora do programa, o trabalho está na direção certa e que se deve aprimorá-lo continuamente e assim dar maior assistência aos estomizados e seus familiares.