A Secretaria Municipal de Saúde recebeu orientação do Estado para permanecer com a vacinação contra a pólio e o sarampo até o dia 31 deste mês de dezembro de 2014.
Os pais ou responsáveis pelas crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos podem levar os filhos para vacinar em dos postos de saúde instalados no município.

O público alvo em Telêmaco Borba é vacinar 4.996 de crianças contra a pólio e 4.437 contra o sarampo. A meta é atingir 95% de cobertura.
A coordenadora municipal de vacinação é a enfermeira Bianca Mitani.

NO ESTADO - O Estado do Paraná atingiu nesta segunda-feira (22) a meta de imunizar 95% do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, iniciada em 8 de novembro. Até a manhã desta segunda, foram vacinadas 624.536 crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Apesar do bom desempenho, a vacina continuará disponível nas unidades de saúde de todo o Paraná até 31 de dezembro. O objetivo é atingir mais 32.748 crianças que fazem parte do grupo prioritário da campanha, mas ainda não tomaram a vacina.

ESSENCIAL – A imunização é essencial para manter o Paraná livre da poliomielite e do sarampo. "A reintrodução destas doenças é possível porque os vírus ainda circulam em outras regiões do Brasil e do mundo", afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Tanto o sarampo quanto a poliomielite estão erradicados no Paraná. O Estado não registra casos de sarampo desde 2000. No entanto, estados da região nordeste do Brasil tiveram casos confirmados de sarampo em 2014.

Já a poliomielite está erradicada no Brasil. Em 1994 o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovirus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países localizados na Ásia Central, Oriente Médio e África Central ainda registram casos da doença.

Os Postos de Saúde de Telêmaco Borba:

1. ALTO DAS OLIVEIRAS
2. A2