O mutirão de combate à dengue realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nos dias 9 e 23 de fevereiro e 2 de março nos bairros do município resultou na coleta de uma tonelada e meio de resíduos.

Os resíduos coletados foram encaminhados para o aterro sanitário e os recicláveis para a Cooperativa de Reciclagem.

A ação teve o objetivo eliminar os depósitos predominantes, evitar a proliferação do mosquito e sensibilizar a população para a responsabilidade dentro da sociedade me manter o domicílio livre de materiais que possam virar um foco de proliferação do mosquito da dengue.

A enfermeira Andrea Gonçalves Ribas, responsável pela coordenação dos Agentes de Saúde APS/Vigilância em Saúde, disse que o resultado foi positivo e alcançou o objetivo. “Nos dias anteriores da ação de coleta nossos ACSs e ACEs, visitaram todos os imóveis dos bairros contemplados, distribuíram sacos de lixo, folders, e a agenda de coleta dos materiais do mutirão orientando os moradores sobre a ação”, destacou.

Outra medida que antecedeu o trabalho e que contribuiu para a coleta, de acordo com Andrea, foi o carro de som anunciando o mutirão e solicitando que a comunidade do bairro retirasse todo o material que pudesse acumular água, colocando na frente dos imóveis. “Isso também nos ajudou no sucesso do mutirão”, acrescentou.

A ação teve a parceria de servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e foi direcionada pelo servidor Luiz Felipe Feitoza Loyola.